Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalista crítico do presidente da República do Congo libertado

O diretor de um semanário satírico crítico do Presidente da República do Congo, que tinha sido condenado a seis meses de prisão por difamação em maio, foi hoje libertado.

Jornalista crítico do presidente da República do Congo libertado
Notícias ao Minuto

19:29 - 11/08/21 por Lusa

Mundo República do Congo

"Estou aliviado por deixar a prisão, mas estou doente porque sofro de hipertensão", disse Raymond Malonga, 60 anos, citado pela agência France-Presse.

"As condições de detenção são realmente deploráveis (...) vou descansar um pouco antes de voltar ao trabalho", acrescentou o jornalista, que segundo a agência francesa estava "visivelmente cansado".

A libertação de Malonga foi assistida por vários líderes de organizações de defesa dos direitos humanos que tinham viajado para a prisão central de Brazzaville para assistir à sua capital.

Malonga é o diretor do semanário satírico 'Sel-Piment', e foi condenado por difamação de Georgette Okemba, mulher do almirante Jean-Dominique Okemba, conselheiro especial do Presidente Denis Sassou Nguesso, acusando-a de desviar um bilião de francos cfa, o equivalente a 1,5 milhões de euros, do erário público.

Foi detido no início de fevereiro num hospital onde estava a receber tratamento e foi levado diretamente para uma prisão, tendo, antes disso, o jornal sido suspenso indefinidamente pelo Conselho Superior para a Liberdade de Comunicação, chefiado por Philippe Mvouo, antigo ministro e membro do Partido Trabalhista Congolês (PCT), no poder.

Malonga tinha sido também multado em 30 milhões de francos cfa (cerca de 45 mil euros), que deve pagar no prazo de quatro meses, segundo a família.

A República do Congo ficou em 118.º lugar entre 180 países no índice de liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) em 2020.

Leia Também: Soldado mata dois superiores a tiro no leste da RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório