Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Primeira visita de um ministro israelita a Marrocos desde a normalização

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Yair Lapid, aterrou hoje em Marrocos, na primeira visita ao reino de um membro do governo do Estado hebreu desde a normalização das suas relações no final de 2020.

Primeira visita de um ministro israelita a Marrocos desde a normalização
Notícias ao Minuto

16:43 - 11/08/21 por Lusa

Mundo Marrocos

"Aterrámos em Marrocos. Orgulhoso de representar Israel nesta visita histórica", escreveu na rede social Twitter Lapid, que deve encontrar-se ainda hoje com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita.

Antes do encontro bilateral, a delegação israelita é esperada no mausoléu real, onde estão sepultados os reis Hassan II e Mohammed V.

Durante a visita do chefe da diplomacia israelita devem ser assinados três acordos de cooperação, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino.

Antes de partir na quinta-feira, Lapid vai abrir uma representação diplomática de Israel em Rabat.

Marrocos foi o quarto país árabe -- depois dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão -- a ter normalizado as relações com Israel em 2020 impulsionado pelos Estados Unidos de Donald Trump e tendo como contrapartida o reconhecimento norte-americano da sua "soberania" sobre o território disputado do Saara Ocidental.

Lapid deve ainda visitar a sinagoga Beth-El em Casablanca.

Esta primeira visita oficial acontece cerca de duas semanas depois do lançamento dos primeiros voos comerciais diretos entre os dois países.

Os palestinianos consideraram os acordos de normalização entre Israel e os países árabes uma "traição", dado que até então a resolução do conflito israelo-palestiniano era vista como condição prévia a qualquer reconhecimento do Estado hebreu.

Em Marrocos, a causa palestiniana continua a mobilizar a sociedade civil, alguns partidos da extrema-esquerda e islamitas, que mantêm a oposição à normalização das relações.

A comunidade judaica de Marrocos é a maior do Norte de África e os cerca de 700.000 israelitas de ascendência marroquina mantêm frequentemente laços fortes com o seu país de origem.

Leia Também: Primeira vista a Marrocos de chefe da diplomacia israelita na 4.ª feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório