Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 420 civis mortos no ocidente do Níger desde início do ano

Mais de 420 civis foram mortos desde o início do ano na região ocidental do Níger em ataques por grupos 'jihadistas', que também forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir, anunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).

Mais de 420 civis mortos no ocidente do Níger desde início do ano
Notícias ao Minuto

16:30 - 11/08/21 por Lusa

Mundo Níger

"Grupos islâmicos mataram mais de 420 civis e deslocaram dezenas de milhares em ataques no Níger ocidental desde janeiro de 2021", escreveu a HRW num comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).

Membros desta organização não-governamental (ONG) visitaram o país entre 23 de junho e 04 de julho, tendo-se encontrado com testemunhas de abusos, líderes tradicionais, autoridades locais, membros de organizações de defesa dos direitos humanos nigerinas e diplomatas estrangeiros.

"Grupos islâmicos armados parecem estar a travar uma guerra contra a população civil na parte ocidental do Níger. Eles mataram, pilharam e queimaram, deixando a morte e a destruição no seu rasto e estilhaçando vidas", segundo a diretora da HRW para o Sahel, Corinne Dufka.

A ONG refere também que os grupos armados destruíram escolas e igrejas e impuseram restrições baseadas na sua interpretação do Islão.

A HRW documentou nove ataques realizados entre janeiro e julho em cidades, aldeias e vilas nas regiões de Tillabéri e Tahoua.

A região de Tillabéri, na chamada zona das "três fronteiras", entre Níger, Mali e Burkina Faso, e a região de Tahoua, perto do Mali, são regularmente palco de ataques por grupos armados 'jihadistas' ligados aos grupos Estado Islâmico e Al-Qaida.

"Desde 2019, esta área tem assistido a um aumento dramático dos ataques contra alvos militares e, cada vez mais, contra os civis", observou a ONG.

Entre as vítimas, estão líderes de aldeias, imãs, deficientes e muitas crianças, "algumas das quais foram executadas após terem sido arrancadas dos braços dos seus pais".

De acordo com os números oficiais, 307 civis foram massacrados entre janeiro e março de 2021.

No sudeste, o Níger enfrenta também atrocidades cometidas pelos 'jihadistas' nigerianos do Boko Haram e do Estado Islâmico na África Ocidental.

Leia Também: ONG critica inação na Nigéria que resultou em 112 assassinatos num mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório