Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Oregon declara estado de emergência face a nova onda de calor extremo

Meses depois de uma onda de calor que provocou a morte a centenas de pessoas, a região do noroeste do Pacífico dos Estados Unidos vai voltar a enfrentar temperaturas muito elevadas.

Oregon declara estado de emergência face a nova onda de calor extremo
Notícias ao Minuto

11:15 - 11/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Oregon

A governadora do Oregon declarou o estado de emergência esta terça-feira devido a uma onda de calor extremo que vai atingir a região do noroeste do Pacífico, nos Estados Unidos, nos próximos dias, adianta o The Guardian.

Esta nova onda de calor vai ocorrer cerca de dois meses depois de o estado ter registado temperaturas máximas – em alguns locais excedeu os 46º C – que causaram a morte a centenas de pessoas.

“O Oregon enfrenta outra onda de calor extremo, e é importante que todos os níveis do governo tenham os recursos que precisam para ajudar a manter os cidadãos do Oregon saudáveis e seguros”, frisou a governadora Kate Brown.

O estado de emergência vai manter-se em vigor até ao dia 20 deste mês. Brown recomendou aos habitantes do Oregon que tomem medidas proativas para se manterem frescos, incluindo manterem-se bem hidratados e deslocarem-se às dezenas de ‘centros de arrefecimento’ disponibilizados no estado e que vão funcionar em bibliotecas, centros comunitários e outros espaços.

A governadora também pediu aos residentes para verificarem como estão os seus familiares, amigos e vizinhos.

Tal como em junho, esta nova onda de calor também se deve a um sistema de alta pressão que se formou sobre o noroeste do Pacífico. Embora não se espere que sejam mais elevadas do que em junho, deverão ser mais intensas e ter maior impacto como resultado direto da crise climática, alertou Larry O’Neil, o climatologista do estado do Oregon.

“Este é o tipo de onda de calor que talvez pudéssemos experienciar a cada dois ou três anos no passado, mas esta vai ser a segunda forte onda de calor este verão”, sublinhou O’Neil.

Leia Também: Mundo aquece mais depressa e tempo para evitar catástrofes está a acabar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório