Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Decretado fim do "estado de prevenção imediata" em Macau

O chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, decretou hoje o fim do "estado de prevenção imediata" no território, aplicado na sequência da identificação de quatro casos da variante Delta do novo coronavírus.

Covid-19. Decretado fim do "estado de prevenção imediata" em Macau
Notícias ao Minuto

16:58 - 10/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O despacho agora publicado determina "o termo do estado de prevenção imediata" a partir das 22h00 (15h00 em Lisboa) em Macau, que regressa assim ao "estado de prevenção" anteriormente em vigor, de acordo com um comunicado do centro de operações da proteção civil de Macau.

Na passada terça-feira, as autoridades tinham afirmado que o território estava "em risco de sofrer um surto" comunitário, e desencadearam uma operação maciça de testes à população.

Os resultados de mais de 710 mil testes foram negativos e as autoridades descartaram a realização de uma segunda ronda, a menos que surja algum caso entre pessoas em quarentena.

Entretanto, num outro comunicado, os Serviços de Saúde alertaram "os serviços públicos e organismos autónomos" para cancelarem ou suspenderem a realização de todas as visitas ao exterior e atividades com concentração de pessoas, devido aos recentes casos de covid-19 em Macau e ainda o aumento do número das zonas de médio e alto risco na China.

Desde o início da pandemia, Macau diagnosticou 63 casos, dos quais 58 importados e cinco relacionados com casos importados. Já tiveram alta 57 pessoas e não há registo de qualquer infeção entre os profissionais de saúde.

A covid-19 provocou pelo menos 4.303.610 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.502 pessoas e foram registados 990.293 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Maioria dos óbitos são "pessoas idosas" e "muito doentes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório