Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Parlamento australiano e residência do primeiro-ministro vandalizados

O grupo Extinction Rebellion organizou um protesto em Camberra no qual voltou a pressionar o governo de Scott Morrison a reforçar a luta contra as alterações climáticas.

Notícias ao Minuto

11:53 - 10/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

Um dia depois de ter sido divulgado um relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla em inglês) das Nações Unidas, que advertiu que o aquecimento global está a ser mais rápido do que o previsto e que o tempo está a esgotar-se para evitar que fique descontrolado, um pequeno grupo de elementos do Extinction Rebellion vandalizou o parlamento australiano e a residência do primeiro-ministro Scott Morrison numa ação de protesto, avança a Reuters.

Os manifestantes escreveram “Climate duty of care” (“Dever de cuidar do clima”, em português) no exterior do parlamento, em Camberra, e tentaram fazer o mesmo na residência do primeiro-ministro. Os elementos do Extinction Rebellion também queimaram um berço num gesto simbólico.

“Tomamos responsabilidade pelas nossas ações e estamos dispostos a enfrentar as consequências, ao contrários dos nossos políticos que nem sequer reconhecem que têm o dever de cuidar das crianças deste país”, referiu Lesley Mosbey, uma das manifestantes.

A polícia deteve oito pessoas envolvidas nos protestos desta terça-feira.

A Austrália é um dos países no mundo com mais emissões de carbono per capita, mas Morrison tem resistido a comprometer-se com o objetivo de zero emissões de efeito estufa até 2050. Esta terça-feira, o primeiro-ministro australiano voltou a insistir que a prioridade do seu governo é investir em tecnologia para reduzir as emissões.

“Não vou assinar um cheque em branco em nome dos australianos para objetivos sem planos. Pagamos sempre pelos compromissos com cheques em branco, e pagamos sempre com impostos mais elevados”, realçou Scott Morrison.

Leia Também: Relatório é o "último aviso" para que planeta não ultrapasse limites

Recomendados para si

;
Campo obrigatório