Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro japonês visita Médio Oriente para promover paz e estabilidade

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês vai realizar uma visita de nove dias ao Médio Oriente a partir de domingo, que inclui Irão, Israel e Palestina, numa iniciativa centrada na promoção da paz e estabilidade na região.

Ministro japonês visita Médio Oriente para promover paz e estabilidade
Notícias ao Minuto

11:45 - 10/08/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A visita foi anunciada pelo próprio chefe da diplomacia do Japão, Toshimitsu Motegi, durante uma conferência de imprensa em Tóquio.

A visita terá início no Egito e inclui ainda deslocações à Jordânia, à Turquia e ao Qatar, precisou Motegi.

A agenda de Motegi centrar-se-á numa cooperação mais estreita com cada país, com especial ênfase nos novos governos que chegaram ao poder no Irão e em Israel.

Tóquio considera o Irão e Israel como seus parceiros-chave devido ao peso dos dois países numa região que é responsável pela maior parte do abastecimento de petróleo do Japão.

"Nesta visita, gostaria de reiterar o nosso compromisso com o Médio Oriente, que tem contribuído para a paz e prosperidade na região durante anos", disse o ministro japonês, citado pela agência EFE.

O novo Presidente do Irão, o ultraconservador Ebrahim Raissi, tomou posse na semana passada e identificou entre as suas prioridades políticas o levantamento das sanções dos Estados Unidos contra Teerão através da diplomacia, bem como a continuação do programa nuclear do país.

Em Israel, o ultranacionalista Naftali Benet tomou posse como primeiro-ministro em junho, dando início a um Governo diferente do de Benjamin Netanyahu pela primeira vez em 12 anos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês disse que esperava "trocar francamente pontos de vista" com os dois novos governos e "trabalhar em estreita colaboração com eles para promover a estabilidade regional".

A digressão de Motegi deveria incluir uma visita ao Iraque, mas foi cancelada devido à situação pandémica naquele país, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.

Leia Também: Japão regista excedente na conta corrente pelo 84.º mês consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório