Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha critica Lukashenko por manter o país "sequestrado"

O Governo alemão criticou hoje o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, por ter "sequestrado todo o país" desde as eleições de 9 de agosto de 2020, declaradas fraudulentas pela oposição e por uma série de países ocidentais.

Alemanha critica Lukashenko por manter o país "sequestrado"
Notícias ao Minuto

13:31 - 09/08/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Um Estado que aprisiona, bloqueia, tortura e força ao exílio dezenas de milhares dos seus cidadãos por protestos pacíficos perdeu toda a legitimidade política e moral", considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, num comunicado sobre o primeiro aniversário daquelas presidenciais bielorrussas.

Maas acrescentou que a "Alemanha e a União Europeia" continuarão "ao lado do povo da Bielorrússia que luta pelo respeito dos direitos humanos e democráticos fundamentais".

"Não permitiremos que sejam silenciados. Além do apoio político, lançámos ajuda prática", indicou, referindo-se ao Plano de Ação para a Sociedade Civil na Bielorrússia, centrado nos perseguidos politicamente.

O chefe da diplomacia alemã recordou que os manifestantes bielorrussos pró-democracia, cuja "coragem" destacou, "exigem (...) novas eleições justas e livres e a libertação dos presos políticos".

"O seu protesto e a sua vontade de resistir conquistaram admiração, solidariedade e apoio em todo o mundo", assinalou Maas, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

A repressão violenta dos protestos que se seguiram às presidenciais de agosto de 2020 -- que deram a Lukashenko o seu sexto mandato -- e as detenções de opositores na Bielorrússia levaram a UE a impor sanções ao governo bielorrusso e a indivíduos e empresas do país.

Lukashenko reconheceu hoje, numa conferência de imprensa designada "Grande Conversa com o Presidente", que o país teve um ano difícil após aquelas eleições.

"Hoje, a Bielorrússia está no centro das atenções de todo o mundo. Como e porquê sabem melhor do que eu. Quero apenas dizer que não foi de livre vontade. Tivemos um ano difícil", disse Lukashenko em Minsk, citado pelas agências EFE e Associated Press.

O líder bielorrusso disse que o ano seguinte às eleições de 09 de agosto de 2020 pôs à prova a "unidade nacional da Bielorrússia" e acusou a oposição de ter pensado num golpe de Estado.

"Realizámos então a preparação para a eleição nas condições de total transparência e democratização da vida política. A diferença era apenas que alguns estavam a preparar-se para uma eleição justa, e outros pediam para esmagar as autoridades para um golpe de Estado", disse.

As autoridades bielorrussas responderam aos protestos com uma repressão implacável, com mais de 35.000 pessoas presas e milhares espancadas pela polícia.

Lukashenko considerou que os acontecimentos do ano passado fortaleceram a cooperação entre a Bielorrússia e a Rússia, defendendo que Moscovo era o alvo do "ataque externo".

Também advertiu o Ocidente contra novas sanções contra a Bielorrússia, porque poderiam ter "o efeito contrário" e afetar os países que as impõem.

"Eles [políticos ocidentais] precisam de começar a usar a cabeça e pensar cuidadosamente antes de tomar medidas contra nós, incluindo antes de introduzir sanções", disse.

Leia Também: Lukashenko reconhece ano difícil após eleições de 2020

Recomendados para si

;
Campo obrigatório