Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais chuvas fortes a par do aquecimento global em África

A frequência e intensidade das chuvas fortes poderá aumentar na maior parte do continente africano, com o aquecimento global adicional, segundo um novo relatório divulgado hoje pelo Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas.

Mais chuvas fortes a par do aquecimento global em África
Notícias ao Minuto

12:28 - 09/08/21 por Lusa

Mundo África

As temperaturas médias e os extremos quentes ultrapassaram a variabilidade natural em relação ao período 1850-1900, em todas as regiões terrestres de África.

A taxa de aumento da temperatura superficial tem sido geralmente mais rápida em África do que a média global, sendo as alterações climáticas induzidas pelo homem o fator dominante.

Os aumentos observados nos extremos de temperatura (incluindo ondas de calor) e as diminuições nos extremos de temperatura (incluindo ondas de frio) são projetados para continuar ao longo do século XXI, com o aquecimento global adicional.

As ondas de calor marinhas tornaram-se mais frequentes desde o século XX e estão projetadas para aumentar em toda a África.

O nível do mar relativo subiu a um ritmo mais rápido do que a média global do nível do mar em África nas últimas três décadas e é provável que a subida relativa do nível do mar continue em África, contribuindo para a erosão costeira e ao longo da maioria das costas arenosas.

Leia Também: Alemanha recupera de catástrofe com meses de trabalho pela frente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório