Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 33º

Nesta vila, sai-se à rua para conversar. Concorre a património cultural

Vila espanhola de Algar mantém viva a tradição de colocar cadeiras na rua, à noite, para os moradores conversarem depois do jantar. Agora, autoridades querem ver reconhecida herança cultural.

Nesta vila, sai-se à rua para conversar. Concorre a património cultural
Notícias ao Minuto

16:08 - 08/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A vila espanhola de Algar, na Andaluzia, está a tentar que a sua tradição de colocar cadeiras na rua à noite para conversar seja reconhecida como património cultural pelas Nações Unidas, diz o El País.

O hábito, que é um ritual, de certa forma, transversal a todo o país, consiste em algo bastante simples: à noite, depois de jantar, trazem-se cadeiras para a rua para conversar "ao fresco" enquanto o sono não chega.

O objetivo, de acordo com as autoridades locais, é proteger um costume secular, que é imitado em vários locais, da ameaça do isolamento das redes sociais e da televisão.

"É o oposto das redes sociais. Trata-se de conversa cara a cara", disse o autarca de Algar, José Carlos Sánchez, ao Guardian.

Sánchez submeteu uma candidatura à Unesco para que a vila de 1.400 pessoas possa figurar na lista de heranças culturais, onde se encontra, por exemplo, a arte de fazer pizza napolitana ou as saunas da Finlândia.

"Já não é o que era", admitiu o autarca, indicando que a candidatura também serve para reavivar este hábito tão necessário. "Queremos voltar a ter toda a gente fora de portas, ao fresco, ao invés de estar a fazer scroll no Facebook ou a ver televisão dentro de suas casas".

Leia Também: 'Madrinha' da máfia italiana detida em aeroporto de Roma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório