Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Barco de faraó com mais de 4.500 anos transportado para novo museu

O barco foi descoberto em 1954 e estava praticamente intacto. A embarcação estava exposta ao lado da pirâmide de Quéops, no Cairo.

Notícias ao Minuto

13:40 - 08/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Egito

No Egipto, múmias de faraós, artefactos e relíquias de coleções faraónicas com milhares de anos continuam a ser transportados para o novo museu da capital egípcia, o Grande Museu Egípcio. Depois de em abril o mundo ter assistido a um inédito cortejo de múmias de faraós, agora foi a vez do barco do faraó Quéops ser transportado para o novo museu.

A embarcação, descrita como um barco solar, tem mais de 4.500 anos. Foi construída para permitir que o faraó Quéops navegasse através dos céus após a sua morte.

O barco foi descoberto em 1954 e encontrava-se praticamente intacto. Estava exposto num espaço ao lado da pirâmide de Quéops em Gizé.

Apesar da distância entre a pirâmide de Quéops e o Grande Museu Egípcio ser relativamente curta, a logística necessária para transportar o barco do faraó foi complexa. O barco solar foi transportado no interior de uma grande estrutura.

Tal como sucedeu no cortejo das múmias de faraós há quatro meses, o percurso que levou a embarcação até ao Grande Museu Egípcio também ficou marcado por um espetáculo de luzes.

Pode ver as imagens na galeria acima.

Leia Também: Hospital italiano recorre a TAC para revelar segredos de múmia egípcia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório