Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

EUA: Proprietário de ginásio confessa agressões na invasão ao Capitólio

O proprietário de um ginásio do estado norte-americano de Nova Jérsia declarou-se hoje culpado por agredir um polícia durante o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos da América (EUA), em 6 de janeiro, sendo o primeiro a confessar-se.

EUA: Proprietário de ginásio confessa agressões na invasão ao Capitólio
Notícias ao Minuto

06:35 - 07/08/21 por Lusa

Mundo Invasão do Capitólio

Scott Kevin Fairlamb, de 44 anos, confessou-se culpado de duas acusações, obstrução de processo oficial e agressão a um elemento do Departamento da Polícia Metropolitana. As acusações indicam no máximo mais de 20 anos de prisão.

A defesa de Fairlamb disse que os procuradores federias vão recomendar uma pena de prisão de cerca de três anos e meio até quatro anos, mas o juiz não está disponível a aceitar esse termo do acordo de confissão.

O juiz Royce Lamberth definiu a leitura da sentença para 27 de setembro.

O proprietário do ginásio havia sido indiciado por 12 acusações, incluindo desordem civil, agressão a um polícia e envolvimento em violência física num edifício ou terreno restrito.

Um vídeo capturou a imagem de Scott Kevin Fairlamb a empurrar e a dar murros na cabeça de um elemento policial, de acordo com um depoimento de um agente do FBI.

"Como ex-lutador de MMA, o réu estava bem ciente da lesão que poderia ter provocado [no polícia]. As suas ações e palavras naquele dia indicam uma intenção específica de obstruir o processo do Congresso através do medo, intimidação e violência, incluindo a violência contra policiais", escreveram os procuradores.

A confissão de Scott Kevin Fairlamb surge duas semanas após um grupo de polícias ter testemunhado numa audiência no Congresso sobre os confrontos com os manifestantes pró-Trump, em 06 de janeiro, tendo cinco elementos policiais morrido naquele dia, e outro quatro cometido suicídio nos dias seguintes.

O Departamento de Justiça disse que os manifestantes agrediram cerca de 140 polícias, em 06 de janeiro, dos quais 80 eram da Polícia do Capitólio e 60 eram do Departamento da Polícia Metropolitana de Washington D.C.

Antigo lutador de artes marciais mistas, Scott Kevin Fairlamb foi um dos primeiros manifestantes a violar a entrada no Capitólio. Depois de abandonar o edifício, segundo os procuradores, Fairlamb seguiu um grupo de polícias, "gritando nas suas caras e bloqueando os seus movimentos" através da multidão.

As autoridades estimam que em 06 de janeiro cerca de 10 mil pessoas marcharam em direção ao Capitólio e cerca de 800 invadiram o edifício.

Cinco pessoas morreram e cerca de 140 polícias foram atacados por manifestantes pró-Trump.

Até o momento, cerca de 550 pessoas foram indiciadas por acusações relacionadas ao ataque, incluindo 165 acusados de crimes de agressão às autoridades.

Leia Também: Biden entrega medalhas a polícias que enfrentaram ataque ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório