Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Livro devolvido com atraso de 50 anos a biblioteca nos EUA

O exemplar vinha acompanhado de um bilhete e uma nota de 20 dólares.

Livro devolvido com atraso de 50 anos a biblioteca nos EUA
Notícias ao Minuto

22:17 - 05/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um livro requisitado há meio século de uma biblioteca, no nordeste do estado norte-americano da Pensilvânia, foi devolvido anonimamente, mas acompanhado por um bilhete e uma nota de 20 dólares (pouco mais de 15 euros).

Segundo um jornal local, o exemplar, de 1967, de 'Coins You Can Collect', de Burton Hobson, chegou o mês passado à Biblioteca Pública de Plymouth. Juntamente com a devolução anónima, vinha um bilhete escrito como se da própria história do desaparecimento do livro se tratasse.

"Há cinquenta anos (sim, 50!), uma menina tirou-me desta biblioteca, em 1971. Naquela altura não sabia que se iam mudar de Plymouth. Naquela altura, as crianças não sabiam de coisas dessas", podia ler-se no início da missiva, citada pela Associated Press.

"Como podem ver, cuidou muito bem de mim", continuava, explicando que costumava ser embalado para mudanças frequentemente, mas estava "sempre com muitos outros livros".

A autora do bilhete, depois usando a própria voz, escreveu que muitas vezes tencionou devolver o livro, mas de alguma forma acabou por nunca o fazer. "Tornou-se uma piada na minha família. Cada vez que nos mudávamos perguntavam sempre se levava o 'livro de Plymouth", contou.

No bilhete era ainda referido que sabia que os 20 dólares não deveriam dar para pagar grande parte da multa acumulada, mas sugeriu que a biblioteca usasse para "pagar as multas de algumas crianças".

A diretora da biblioteca, Laura Keller, disse que fez exatamente isso, utilizando o dinheiro para pagar “algumas multas pesadas” de uma jovem mãe que queria requisitar livros novamente. Os privilégios de empréstimo na biblioteca são suspensos se as multas ultrapassarem os 5 dólares, explicou.

A carta e o livro vão ficar em exibição na biblioteca, revelou Keller, mas a identidade da escritora vai permanecer um mistério. No entanto, na carta, esta reconheceu que a família e amigos iriam saber que a história era sobre si, caso fosse publicada num jornal local.

Leia Também: Livro devolvido à biblioteca com atraso de mais de 60 anos no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório