Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Nigéria. Apreendidas mais de sete toneladas de escamas de pangolim

Os serviços aduaneiros da Nigéria apreenderam 196 sacos com 7.137 quilos de escamas de pangolim, o mamífero mais traficado do mundo pelo seu interesse na medicina tradicional chinesa e vietnamita, disse hoje a fundação internacional Wildlife Justice Commission (WJC).

Nigéria. Apreendidas mais de sete toneladas de escamas de pangolim
Notícias ao Minuto

15:18 - 05/08/21 por Lusa

Mundo Ambiente

Durante a operação, que teve lugar em Lagos, capital económica da Nigéria, em 28 de julho, foram também presos três suspeitos e apreendidos 4,6 quilos de garras de pangolim e 846,34 quilos de marfim, todos produtos destinados à exportação, informou a WJC em comunicado.

"As pessoas detidas são suspeitas de estarem envolvidas numa rede criminosa transnacional conhecida que opera na África Ocidental, ligada a cerca de 50% de todas as grandes apreensões de pangolins nos últimos três anos", disse a fundação, sublinhando que as detenções "perturbaram gravemente" esta rede.

"Estão a ser procurados mais suspeitos relacionados com esta apreensão, alguns dos quais se crê já terem fugido da Nigéria", acrescentou a WJC, que descreveu como "excelente" o resultado desta operação levada a cabo graças a informações fornecidas pela Comissão de Justiça sobre a Vida Selvagem.

"Esta operação é um grande exemplo de como os crimes transnacionais contra a vida selvagem devem ser investigados e os resultados tangíveis que as parcerias público-privadas podem alcançar trabalhando em conjunto para reprimir o crime organizado", disse o diretor do programa da WJC, Steve Carmody.

E acrescentou: "Esta é uma grande vitória para a aplicação da lei e para a Comissão de Justiça da Vida Selvagem".

Segundo a fundação, esta será a nona maior apreensão de escamas de pangolim desde 2019 no mundo, feita em Singapura, China, Nigéria, Vietname e Hong Kong.

Na Nigéria, 9,5 toneladas de escamas de pangolins foram apreendidas em janeiro de 2020, e 8,8 toneladas em janeiro deste ano.

As maiores apreensões de pangolins nos últimos três anos tiveram lugar em Singapura, onde 12,9 toneladas e 12,7 toneladas foram apreendidas em duas operações em abril de 2019.

O pangolim está ameaçado de extinção devido ao tráfico das suas escamas, que são utilizadas na joalharia e na medicina tradicional chinesa pelas suas supostas propriedades curativas.

As escamas dos mamíferos são traficadas ao lado do marfim, mas, apesar das remessas combinadas, as escamas estão a ultrapassar o marfim, à medida que o preço das presas dos elefantes baixa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório