Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Responsável por fiscalização das pescas na Guiné-Bissau quer mais meios

O coordenador da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pescas (Fiscap) da Guiné-Bissau, Vladimir Lenin Djomel, defendeu hoje mais meios para controlar as atividades ilegais piscatórias nos mares do país.

Responsável por fiscalização das pescas na Guiné-Bissau quer mais meios
Notícias ao Minuto

14:40 - 05/08/21 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"Há uma necessidade de reforçar o sistema de monitorização, controlo e fiscalização com suficientes meios. Em qualidade e quantidade", afirmou Djomel.

O coordenador da Fiscap falava na apresentação do Diagnóstico sobre o Setor das Pescas e da Validação da Estratégia Nacional de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca na Guiné-Bissau.

Segundo Vladimir Lenin Djomel, têm sido constatadas "situações graves de invasão" do mar da Guiné-Bissau por "pirogas e navios estrangeiros", pescas em zonas de defeso, utilização de equipamento "proibido e nocivo para a sustentabilidade dos recursos" e "pesca de espécies juvenis e proibidas".

Para o responsável, a capacidade de fiscalização permanente e regular da Fiscap "depende fortemente dos recursos, o que tem faltado muito".

"Por isso, o Governo através do Ministério das Finanças, deve cumprir com o Orçamento Geral de Estado, disponibilizando mensalmente à Fiscap os recursos para a realização regular de fiscalização em todo o território marítimo para melhor controlo e segurança dos recursos e garantir uma exploração bioeconómica sustentável", salientou.

Em relação à Estratégia Nacional de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca na Guiné-Bissau, Vladimir Lenin Djomel afirmou que vai assegurar um "quadro legal persuasor e suscetível de contribuir para a eliminação da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada".

Leia Também: Covid-19. Guiné-Bissau regista mais um morto e 41 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório