Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2021
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Membro de máfia italiana detido em Madrid com identidade portuguesa falsa

Homem de 60 foi detido para cumprir pena de prisão pela morte de um homem em 1989.

Membro de máfia italiana detido em Madrid com identidade portuguesa falsa

A Polícia Nacional espanhola deteve, em Madrid,  Domenico Paviglianiti, líder de um dos clãs da Ndrangheta, a máfia da região italiana da Calábria. 

No momento da detenção, o homem, de 60 anos, apresentava documentação de identificação portuguesa falsa, bem como seis mil euros em dinheiro, refere o El Pais.

O criminoso foi detido à porta de sua casa, na terça-feira, na sequência de um pedido da justiça italiana, que estaria atrás de Domenico Paviglianiti pela morte de um homem a tiro em Bolonha, em 1989.

Esta não é a primeira vez que o alegado mafioso é detido em Espanha. Em 1996 foi capturado numa grande operação, também em Madrid, na qual outros 16 membros da sua organização foram presos.

Três anos mais tarde, foi extraditado para Itália para cumprir uma pena de 30 anos de prisão, mas posteriormente foi libertado porque o Tribunal Constitucional espanhol decidiu anular a detenção. Nessa altura, o sistema judicial italiano chegou mesmo a investigar se os membros do clã tinham tentado subornar os funcionários judiciais espanhóis.

Domenico foi agora detido no âmbito da operação 'Rosa dos Ventos', da  Unidade Central de Drogas e Crime Organizado (Udyco), que teve início em janeiro, depois de o Ministério Público de Bolonha ter considerado que o criminoso tinha fugido de Itália após ter sido libertado da prisão devido a um erro judiciário.

Leia Também: Ladrão abatido pela polícia durante assalto a supermercado em Sevilha

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório