Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Macau recebe ajuda de 300 técnicos da China para testar população

Uma equipa de 300 técnicos da província chinesa de Guangdong chegou hoje a Macau para ajudar nos testes à Covid-19 de toda a população, uma medida decretada após terem sido detetados quatro casos no território, anunciaram as autoridades.

Macau recebe ajuda de 300 técnicos da China para testar população
Notícias ao Minuto

11:29 - 05/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O executivo de Macau "solicitou apoio ao governo da província de Guangdong", que "de imediato (...) organizou uma equipa técnica de 300 profissionais qualificados", os quais "finalizaram as formalidades fronteiriças e serão distribuídos para apoiar nos trabalhos dos vários postos de teste de ácido nucleico", informaram as autoridades, em comunicado.

O Governo do território agradeceu "os enormes esforços" das autoridades de Guandgong, província que faz fronteira com o território, afirmando esperar que, "com o apoio da equipa" enviada, a "eficácia na realização" dos testes em massa aumente, "reduzindo, deste modo, o tempo da espera dos residentes".

Os quatro casos da variante Delta do novo coronavírus detetados numa família levaram na terça-feira o Governo de Macau a decretar o "estado de emergência imediata" no território e a realização de testes à Covid-19 para toda a população, a partir de quarta-feira e durante três dias.

No arranque dos testes em massa, na quarta-feira, registaram-se filas enormes nos postos de testagem, a decorrer agora em 42 locais, incluindo 28 em Macau e 14 na área da Taipa e Coloane (Cotai).

Problemas informáticos causaram problemas na marcação dos testes e na criação do código QR de saúde que vigora no território, o que já levou as autoridades a pedirem desculpa à população.

Apesar disso, Macau já testou mais de metade da população (52%), segundo os dados mais recentes do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Até às 14h00 horas de hoje (07h00 em Lisboa), "345.000 [pessoas] já efetuaram a recolha de amostras no teste de ácido nucleico", tendo sido emitidos 100.000 resultados, informou o Centro de Coordenação.

Na origem dos quatro novos casos (uma família com dois filhos) esteve a filha do casal, que se deslocou a Xian, na China, em visita escolar, entre 19 e 24 de julho, informaram os responsáveis de saúde.

As autoridades realizaram testes "aos 72 indivíduos de contacto próximo" com os infetados, que "foram negativos", e estão a recolher amostras das pessoas de contacto por via secundária, "mas ainda não foram registados casos positivos", informaram na quarta-feira.

Com mais de 659 mil habitantes, Macau detetou apenas 63 casos desde o início da pandemia, não registando qualquer morte. Nenhum profissional de saúde foi infetado ou identificado qualquer surto comunitário.

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.231 mortos em todo o mundo, entre mais de 199,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Macau suspende vacinação nos três dias de teste massivo à população

Recomendados para si

;
Campo obrigatório