Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Macau suspende vacinação nos três dias de teste massivo à população

Macau suspendeu hoje a vacinação à Covid-19 nos três dias de teste massivo à população, que começou terça-feira e que se prolonga por três dias.

Macau suspende vacinação nos três dias de teste massivo à população
Notícias ao Minuto

06:28 - 05/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O único local que estava a realizar a vacinação suspendeu os serviços, segundo uma nota divulgada hoje pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

O Centro Desportivo Mong-Há "suspendeu os serviços de vacinação, hoje 5 de agosto" e "passou a realizar testes de ácido nucleico", pode ler-se no comunicado, num momento em que o fluxo de milhares de pessoas está a colocar sob pressão a capacidade de resposta dos postos de testagem, agora 42 no total, incluindo 28 em Macau e 14 na área da Taipa e Coloane (Cotai).

Problemas informáticos causaram inicialmente problemas na marcação dos testes e na criação do código QR de saúde que vigora no território, o que levou já as autoridades a pedirem desculpa à população.

Os quatro casos da variante Delta do novo coronavírus levaram na terça-feira o Governo de Macau a declarar o "estado de emergência imediata" no território "em risco de sofrer um surto" comunitário.

As autoridades anunciaram o encerramento de espaços culturais, desportivos e de diversão, bem como a suspensão ou cancelamento de atividades que se podiam traduzir na aglomeração de pessoas.

Macau detetou 63 casos desde o início da pandemia, não registando qualquer morte. Nenhum profissional de saúde foi infetado ou identificado qualquer surto comunitário.

A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.231 mortos em todo o mundo desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da agência de notícias (AFP) com base em dados oficiais.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.397 pessoas e foram registados 974.203 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Filas a perder de vista após Macau decidir testar a população em 72 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório