Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Advogados de Trump querem bloquear entrega de informação de impostos

Os advogados de Donald Trump apresentaram hoje um recurso para procurar bloquear o envio ao Congresso dos EUA das declarações de impostos do ex-presidente, argumentando que tal obedece a motivações exclusivamente políticas.

Advogados de Trump querem bloquear entrega de informação de impostos
Notícias ao Minuto

23:57 - 04/08/21 por Lusa

Mundo EUA

"As solicitações visam o presidente Trump porque é um republicano e um opositor político", avançaram os advogados, que falaram de "represálias" na sua argumentação apresentada perante um tribunal federal da capital, Washington.

Os democratas, que controlam o Congresso, tentam há anos obter as declarações fiscais de Trump, que foi o primeiro presidente dos EUA, desde os anos 1970, a ter recusado persistentemente divulgar as suas declarações de impostos, apesar de ter feito da sua fortuna um dos argumentos de campanha.

Na sexta-feira, o Departamento da Justiça ordenou ao do Tesouro que "fornecesse as informações" a uma comissão da Câmara dos Representantes.

Esta comissão, encarregada das questões fiscais, reclama seis anos de declarações de impostos precedendo a chegada de Trump à Casa Branca em 2017. A pretensão é justificada com a intenção de estudar a forma como o fisco norte-americano controla as finanças dos presidentes.

Antes das eleições presidenciais de novembro de 2020, o New York Times publicou um inquérito baseado em 20 anos de informação fiscal sobre o magnata do imobiliário e o seu grupo empresarial.

Segundo este diário, Trump só pagou 750 dólares de imposto federal em 2016 e nada durante dez dos 15 anos anteriores, declarando mais perdas que ganhos.

Leia Também: Trump é o político republicano que mais arrecadou dinheiro este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório