Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Pompeo investigado após desaparecer garrafa de uísque valiosa

Os oficiais do governo devem entregar os presentes de valor significativo e ou reembolsar o seu valor. A garrafa vale 5.800 dólares. O departamento de Estado norte-americano está a investigar.

Pompeo investigado após desaparecer garrafa de uísque valiosa
Notícias ao Minuto

22:47 - 04/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

As autoridades norte-americanas estão a investigar o desaparecimento de uma garrafa de uísque no valor de 5.800 dólares (4.899 euros) que foi oferecida há dois anos, pelo governo do Japão, ao antigo secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo. 

De acordo com o Guardian, o departamento de Estado norte-americano não encontra o paradeiro da oferta e abriu um inquérito, no âmbito da investigação anual que é feita aos presentes dados por líderes e governos estrangeiros a oficiais do governo.

"O departamento está a investigar o assunto e tem em curso um inquérito", pode ler-se nos documentos oficiais, citados pelo jornal.

Estas ofertas, sublinha a publicação, devem ser registadas e colocadas em arquivo. Os oficiais que recebem presentes com valor significativo podem entregá-los aos Arquivos Nacionais ou outra entidade governamental ou podem comprá-los para uso pessoal, reembolsando o seu valor ao departamento do Tesouro.

A garrafa de uísque japonesa, avaliada em 5.800 dólares, foi ofertada a Pompeo em junho de 2019, na altura em que visitou o país por causa da cimeira do G20, onde também marcou presença o ex-presidente Donald Trump. Porém, ao contrário do que aconteceu com outras ofertas, não é encontrado qualquer registo do paradeiro da garrafa.

Os representantes de Mike Pompeo não responderam aos pedidos de comentário do Guardian.

Leia Também: Agência dos EUA pede a rebeldes de Tigray que abandonem regiões vizinhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório