Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

México processa fabricantes dos EUA devido ao tráfico de armas

O governo mexicano argumenta que as práticas de comércio ilegais e negligentes das fabricantes têm provocado um banho de sangue no país.

México processa fabricantes dos EUA devido ao tráfico de armas
Notícias ao Minuto

19:28 - 04/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo México

O governo do México avançou com um processo na justiça dos Estados Unidos contra as fabricantes de armas do país, adianta a Associated Press. O processo deu entrada esta quarta-feira num tribunal federal de Boston.

O processo tem como alvo algumas das principais fabricantes de armas, incluindo a Smith & Wesson Brands, Inc., a Barrett Firearms Manufacturing, Inc., a Beretta U.S.A. Corp., a Colt’s Manufacturing Company LLC e a Glock Inc.

O governo mexicano argumenta que as empresas sabem que as suas práticas de comércio contribuem para o tráfico de armas para “cartéis de droga e outros criminosos no México” e facilitam-no. Face ao caos e ao banho de sangue que essas armas têm causado no país, o governo de Andrés Manuel López Obrador quer uma compensação.

O governo do México estima que 70% das armas traficadas para o país sejam provenientes dos Estados Unidos, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano, que acrescenta ainda que só em 2019 foram cometidos pelo menos 17 mil homicídios ligados a armas traficadas.

Alejandro Celorio, conselheiro legal do Ministério dos Negócios Estrangeiros do México, referiu que os danos causados pelo tráfico de armas equivaleriam a entre 1,7% e 2% do PIB do país. O governo de Obrador quer uma indemnização de pelo menos 10 mil milhões de dólares (8,4 mil milhões de euros).

Não o estamos a fazer para pressionar os Estados Unidos. Fazemo-lo para não haver mortes no México”, salientou Celorio.

Leia Também: Sim ganha no referendo para julgar ex-presidentes, mas foi insuficiente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório