Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Governo alemão atribui 35 milhões para combater antissemitismo

O Governo alemão anunciou hoje que vai disponibilizar 35 milhões de euros para o combate do antissemitismo na Alemanha, precisando que a verba será canalizada para projetos educacionais e de investigação sobre as causas deste preconceito.

Governo alemão atribui 35 milhões para combater antissemitismo
Notícias ao Minuto

16:35 - 04/08/21 por Lusa

Mundo Alemanha

O foco destes projetos será compreender as causas que estão a provocar um crescimento rápido e significativo no país de atos contra membros da comunidade judaica, de acordo com o executivo alemão.

Em 2020, a polícia alemã registou 2.351 casos de antissemitismo no país, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais.

"Este é o número mais alto dos últimos anos", disse a ministra da Educação e da Investigação alemã, Anja Karliczek.

Para a representante, este cenário gera preocupação, uma vez, segundo admitiu, este indicador poderá ser "só a ponta do icebergue" e o número de ataques diários contra judeus não reportados talvez seja substancialmente mais elevado.

De acordo com Anja Karliczek, o executivo alemão vai investir milhões de euros na investigação das causas do antissemitismo porque as autoridades precisam de ter "um conhecimento profundo" para conseguir combatê-lo "de forma eficiente".

A ministra especificou que a verba será dada a universidades que terão a missão de investigar as diferentes facetas do antissemitismo e, posteriormente, de desenvolver estratégias de prevenção e de combate.

Vários dos projetos financiados vão analisar o antissemitismo observado no meio escolar, no sistema judicial alemão ou nas redes sociais.

Também serão atribuídos fundos para contratar académicos e peritos especializados nesta matéria, bem como para apoiar projetos educacionais vocacionados para a comunidade alemã não judaica, que pretendem elucidar sobre os rituais religiosos e os costumes da comunidade judaica.

Numa segunda fase, os peritos terão a tarefa de desenvolver diretrizes práticas, fundamentadas na pesquisa e nas consequentes descobertas, para ajudar toda a comunidade a combater o antissemitismo.

"É uma pena que os judeus se sintam ameaçados no nosso país. (...) Especialmente tendo em conta a nossa história", disse a ministra.

"Temos uma obrigação especial de proteger os judeus e a vida judaica na Alemanha", concluiu Anja Karliczek.

Seis milhões de judeus europeus foram mortos no Holocausto, o genocídio conduzido pelo regime nazi alemão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Alemanha critica falta de reformas um ano após a explosão em Beirute

Recomendados para si

;
Campo obrigatório