Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndio obriga a evacuar casas e cortar estradas em Atenas

Há mais de 300 bombeiros a combater as chamas.

Incêndio obriga a evacuar casas e cortar estradas em Atenas
Notícias ao Minuto

17:28 - 03/08/21 por Sara Gouveia

Mundo Incêndio

Dezenas de casas foram evacuadas no norte de Atenas, na Grécia, esta terça-feira, depois de um incêndio numa zona industrial, que começou durante a manhã, ter avançado descontroladamente na direção de áreas residenciais de três subúrbios da capital grega

Cerca de 80 crianças foram retiradas de um acampamento de verão e populações foram obrigadas a deixar suas casas quando o incêndio se aproximou das zonas habitacionais. A estrada nacional que liga Atenas a Lamia foi fechada devido às chamas.

Há relatos de casas destruídas, de vias rodoviárias cortadas e de perturbações no fornecimento de eletricidade.

“É um grande incêndio e vai exigir muito trabalho mantê-lo sob controlo”, disse o governador regional da grande Atenas, George Patoulis, à televisão estatal ERT, citado pela Reuters. A Proteção Civil alertou os moradores para manter as janelas e portas fechadas para evitar que faíscas entrem em suas casas.

Até ao momento, não existem informações sobre vítimas, mas a comunicação social grega está a dar conta que a polícia está a receber várias chamadas de pessoas que não conseguem sair de prédios e de vários agentes e bombeiros que ficaram presos nas chamas enquanto prestavam auxílio às populações.

O fogo lavra durante a pior onda de calor da Grécia em mais de 30 anos, com mais de 300 bombeiros com 35 veículos e 10 aeronaves a lutar contra três frentes de incêndio. Cinco aviões e cinco helicópteros estiveram envolvidos no esforço, incluindo uma aeronave anfíbia Beriev Be-200 alugada à Rússia. 

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, visitou hoje à tarde o centro de coordenação da brigada contra incêndios para supervisionar e acompanhar as operações de combate.

Recorde-se que as autoridades já tinham fechado a Acrópole e outros locais antigos durante o horário da tarde devido às altas temperaturas. O local, que normalmente funciona no verão das 8h às 20h, terá horário reduzido até sexta-feira, fechando entre as 12h e as 17h.

Leia Também: Onda de calor. Acrópole de Atenas fecha ao público durante a tarde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório