Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Rede Aga Khan doa material para combater pandemia no norte de Moçambique

A Fundação Aga Khan disponibilizou hoje material médico-cirúrgico e laboratorial para o combate à covid-19 na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, avaliado em cerca de três milhões de meticais (40 mil euros), financiados pelo Governo do Canadá.

Rede Aga Khan doa material para combater pandemia no norte de Moçambique
Notícias ao Minuto

15:02 - 03/08/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O material doado pela fundação é constituído, entre outros, por máscaras, colchões, luvas, material de higiene e recolha de amostras, segundo Rahim Bangy, diretor regional da Aga Khan, que falava durante a cerimónia de entrega do donativo.

"Nós acreditamos que esta entrega vai reforçar o sistema de saúde aqui na província de Cabo Delgado. Num momento em que atravessamos a terceira vaga da pandemia da covid-19, esta entrega é essencial. É importante que todos nós continuemos a trabalhar juntos", referiu Rahim Bangy.

Para o setor da Saúde em Cabo Delgado, a doação vai contribuir para o reforço das necessidades dos distritos da província no combate ao novo coronavírus, que obrigou a uma procura maior por material médico.

"Nós temos 17 distritos e neste momento temos grandes desafios. Fomos encontrados pela covid-19 e a nossa demanda de consumo deste material é muito maior em relação àquilo que estamos habituados", disse Anastácia Lidimba, diretora dos serviços provinciais de Saúde.   

A Fundação Aga Khan está em Moçambique desde 2001, desenvolvendo e apoiando iniciativas em setores como a agricultura e segurança alimentar, saúde, nutrição e educação.

Moçambique regista um aumento acelerado do número de casos, óbitos e internamentos face à terceira vaga da doença no país, situação que pressiona o sistema de saúde, levando as autoridades a alertarem para um possível esgotamento da capacidade de internamento.

Só em julho, altura em que foi declarada a terceira vaga do novo coronavírus, Moçambique registou 556 mortes, 45.624 novos casos e 1.953 internamentos.

Desde que foi declarada a doença em Moçambique, em março de 2020, o país registou um total acumulado de 1.479 óbitos e 124.962 casos, 76% dos quais recuperados.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.234.618 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Moçambique. Parlamento assegura que partidos apoiam tropas estrangeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório