Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

NATO e UE condenam ataque a petroleiro no mar Arábico

A NATO e a União Europeia (UE) condenaram hoje o ataque a um petroleiro no mar Arábico, na quinta-feira, que fez dois mortos e cuja autoria é atribuída ao Irão, que é chamado a cumprir as suas obrigações internacionais.

NATO e UE condenam ataque a petroleiro no mar Arábico
Notícias ao Minuto

13:32 - 03/08/21 por Lusa

Mundo Mar Arábico

Num comunicado, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) salientou que "o Reino Unido, os Estados Unidos e a Roménia concluíram que o Irão é muito provavelmente o responsável por este incidente".

"Os Aliados continuam preocupados com as ações de desestabilização do Irão na região e apelam a Teerão para que respeite as suas obrigações internacionais", segundo o comunicado, assinado pelo porta-voz da NATO.

A organização destaca ainda que "e a liberdade de navegação é vital para os Aliados e deve ser mantida em conformidade com o direito internacional".

A UE, entretanto, deplorou o ataque, expressou as suas condolências pelas vítimas, um britânico e um romeno, e apelou a uma investigação independente exaustiva.

"Tais atos contrários à segurança e à liberdade de navegação na região são inaceitáveis", disse a porta-voz da Comissão Europeia Nabila Massrali, na conferência de imprensa do executivo comunitário.

"Todas as partes envolvidas devem evitar todas as ações que possam minar a paz e a estabilidade regional", referiu.

Na quinta-feira, o petroleiro 'Mercer Street', foi alvo de um ataque com 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados] no mar Arábico, segundo os militares norte-americanos, que têm vários navios na região.

O ataque, que não foi reivindicado, deixou duas pessoas mortas - um britânico empregado pela empresa de segurança Ambrey, e um membro da tripulação romena, segundo o armador Zodiac Maritime, uma empresa internacional com sede em Londres, propriedade do israelita Eyal Ofer.

Leia Também: EUA prometem "resposta coletiva" contra Irão após ataque a petroleiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório