Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente angolano destaca legado pan-africanista de Nkwame N'krumah

O Presidente angolano, João Lourenço, rendeu hoje homenagem ao líder fundador do Gana, Nkwame N'krumah, destacando o seu legado histórico pan-africanista e contributo nas lutas contra a dominação colonial.

Presidente angolano destaca legado pan-africanista de  Nkwame N'krumah
Notícias ao Minuto

19:56 - 02/08/21 por Lusa

Mundo Angola

João Lourenço, que iniciou hoje uma visita de Estado ao Gana, a primeira neste país, percorreu na capital do país, Acra, o Memorial dedicado ao líder fundador do Gana e pan-africanista convicto, Nkwame N'krumah, depositando uma coroa de flores na tumba do histórico político.

De acordo com uma nota dos serviços de imprensa do Presidente, o chefe de Estado angolano escreveu no livro de honra uma mensagem homenageando Nkwame N'krumah pelas "ideias revolucionárias" que "se tornaram fonte de inspiração para os povos de África se lançarem à luta contra a dominação colonial, pelo resgate da sua dignidade, pela liberdade e Independência".

João Lourenço elogiou a "dimensão universal" do estadista ganense, precursor do pan-africanismo que "colocou de forma abnegada o seu saber, a sua visão política e coragem ao serviço das causas nobres da autodeterminação e soberania do Gana" e se destacou por um "legado que perdura no tempo e atravessa gerações".

Kwame Nkrumah foi primeiro-ministro do Gana, depois da independência do país em março de 1957, tornando-se Presidente em 1960. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório