Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente sírio encarrega PM interino de formar governo

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, encarregou hoje o primeiro-ministro interino, Hussein Arnous, de formar um novo governo, dois meses após as eleições presidenciais.

Presidente sírio encarrega PM interino de formar governo
Notícias ao Minuto

12:29 - 01/08/21 por Lusa

Mundo Bashar al-Assad

Em 17 de julho, Assad foi empossado para um quarto mandato presidencial, cerca de dois meses depois de ter sido reeleito com 95,1% dos votos, de acordo com as autoridades, numa eleição amplamente criticada pela oposição e pelo Ocidente.

Esta é a segunda vez que Hussein Arnous é encarregue de formar governo neste país flagelado por uma guerra que dura desde 2011 e por uma crise socioeconómica aguda.

Ex-ministro dos Recursos Hídricos, Arnous foi nomeado primeiro-ministro em agosto de 2020, tendo assumido temporariamente o cargo na sequência da demissão em junho do ex-primeiro-ministro Imad Khamis, no contexto de uma crise económica cada vez mais profunda.

Originário da cidade de Maarat al-Noumane na província noroeste de Idleb, Arnous, de 68 anos, é licenciado pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Aleppo.

O novo governo terá de gerir uma crise marcada por uma moeda nacional em queda e preços em alta, que levou ao empobrecimento em grande escala da população síria, bem como a uma grave escassez, particularmente de combustível e eletricidade.

A crise foi amplificada pelas sanções ocidentais e pelo colapso económico do vizinho Líbano, cujo sistema bancário serviu durante muito tempo como espinha dorsal para o fornecimento de dólares.

Nos últimos meses, Arnous foi forçado a recorrer a decisões impopulares, incluindo o aumento dos preços de vários alimentos.

Mais de 80% dos sírios vivem atualmente abaixo do limiar da pobreza, de acordo com a ONU.

Desde o início em março de 2011, o conflito sírio já matou cerca de meio milhão de pessoas, devastou a economia e as infraestruturas e provocou milhões de deslocados.

Leia Também: Sobe para 23 número de mortos em violentos combates na província de Deraa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório