Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Comentadores dos JO criticados por reação a forma física de atleta

Numa altura em que muito se fala sobre aceitação, reação de comentadores leva a questionar que tipo de mensagem acabaram por transmitir aos que os ouviam.

Notícias ao Minuto

09:04 - 01/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Tóquio'2020

Na passada sexta-feira, tiveram lugar as primeiras eliminatórias de natação na categoria de 50 metros livre, prova que teve direito a emissão televisiva em vários países que acompanham rigorosamente a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A emissão da televisão espanhola TVE está, contudo, a ser alvo de várias criticas pela forma como os comentadores da prova reagiram ao aspeto físico de um dos nadadores.

Referimo-nos a Shawn Dingilius-Wallace, representante da Ilha Palau (país da Oceânia), que espoletou uma reação pouco simpática por parte dos comentadores espanhóis quando surgiu  em destaque nos ecrãs de televisão.

Como é habitual, a realização da emissão costuma focar a câmara durante alguns segundos em cada um dos participante da prova que vai decorrer, momento que serve para dar a conhecer cada um dos atletas. Ora Shawn, que não possui um físico musculado como a maioria dos atletas, deixou a comentadora Erika Villaécija soltar alguns risos. 

A reação da comentadora, também ela nadadora, deixou alguns telespectadores desagradados, demonstrando a sua insatisfação nas redes sociais. 

"Acho piada aos que criticam os atletas olímpicos, quando nem um teste cooper seriam capazes de fazer", critica um internauta.

Outros dizem não acreditar na atitude da comentadora, que acaba de "rir-se de uma pessoa por ter um corpo diferente" e questionam mesmo o impacto que isso pode ter naqueles que ouviram a sua emissão, sobretudo os mais novos.

De salientar que a comentadora acaba por explicar que o nadador em causa "não é um atleta de elite" mas sim um dos muitos participantes que são "convidados" pela organização para que os "cinco continentes estejam representados" nos Jogos Olímpicos.

E se a julgar pelo seu físico, acreditava-se que Shawn não teria uma grande prestação, verdade é que apesar de não ter configurado na lista dos melhores, também não ficou na lista de piores atletas na modalidade, tendo conseguido ficar na 4.º posição da eliminatória em causa. Veja acima algumas das imagens da prestação do atleta.

Leia Também: Ricardo dos Santos fica pelas eliminatórias dos 400 metros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório