Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Bar de Nottingham acusado de glorificar Pablo Escobar

O bar chama-se 'Escobar', mas os proprietários dizem que a escolha do nome é um "jogo de palavras". Para os colombianos que vivem em Nottingham o nome é "insensível", e criticam ainda um mural que aparenta retratar o líder do cartel de Medellín.

Bar de Nottingham acusado de glorificar Pablo Escobar
Notícias ao Minuto

18:56 - 31/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Pablo Escobar

Um bar em Nottingham, Inglaterra, está a ser alvo de várias críticas por parte da comunidade colombiana que reside naquela cidade por ter o mesmo nome que o antigo barão da droga Pablo Escobar, segundo a BBC.

O bar ‘Escobar’ abriu em dezembro de 2020 mas, devido às restrições relacionadas com a pandemia, só começou a receber clientes em maio. Para além do nome, no interior do espaço há um mural que aparenta retratar Escobar.

Maria Motonya, que saiu de Medellín em 1985 e vive no Reino Unido há 20 anos, admite ter ficado chocada com o nome do bar.

“Para mim é muito desagradável e insensível. Claramente os proprietários não fizeram a sua pesquisa. Em Medellín vivíamos aterrorizados, com medo de ir à porta de casa. A família do meu pai foi decapitada porque não queria dar a sua quinta a Escobar”, contou, acrescentando que “Escobar é um nome muito comum na América do Sul, mas com o mural e tudo o resto este bar tem uma associação muito clara com Pablo Escobar”.

Maria Montonya lamenta a mensagem que o bar passa. “O que estamos a dizer aos jovens que vão a este bar? Que não há problema ser um gangster? Que não há problema em estar associado a drogas? Penso que provavelmente os proprietários têm visto muitos filmes americanos”, sublinhou.

Os proprietários do bar ‘Escobar’ argumentam que o seu espaço “não glorifica um barão da droga e não somos um bar colombiano”.

“Somos um bar e restaurante sul-americano, e o mural em questão é um de três que tentam trazer o tema sul-americano ao restaurante. Decidimos escolher o nome ‘Escobar’ porque é um jogo inteligente de palavras, incorporando a palavra bar no nosso nome”, explicaram.

Leia Também: AO MINUTO: Há mais de 4 mil recuperados. Internamentos voltam a cair

Recomendados para si

;
Campo obrigatório