Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Monção na Índia provoca 11 mortos e o número deverá crescer

Onze pessoas morreram a leste da Índia, onde as chuvas torrenciais provocaram deslizamento de terras e de casas, avisaram hoje as autoridades que preveem um maior número de vítimas desta monção no país em que já ultrapassou as 230.

Monção na Índia provoca 11 mortos e o número deverá crescer
Notícias ao Minuto

17:33 - 31/07/21 por Lusa

Mundo Índia

As chuvas torrenciais que "varreram" o país atingiram o estado de Bengala Ocidental (leste), causando uma destruição generalizada.

Quatro pessoas foram eletrocutadas depois da chuva se infiltrar nas habitações da cidade de Howrah e no distrito Nord 24 Parganas, disse à AFP o ministro da Gestão de Catástrofes de Bengala Ocidental.

Javed Khan acrescentou que sete pessoas morreram quando a sua casa afundou e há ainda outras que estão desaparecidas.

Na vizinha Jharkhand, dezenas de carros ficaram submersos após cinco dias de chuva intensa.

Os especialistas acreditam que a intensidade e frequência das chuvas das monções, anuais na Índia de junho a setembro, são reforçadas pelas alterações climáticas.

O Estado de Maharashtra (oeste) foi atingido durante o mês de julho por as chuvas violentas e deslizamentos de terra que despejaram torrentes de lama nas aldeias, matando, pelo menos, 200 pessoas.

Os Estados de Himachal e de Uttarakhand (norte) também foram violentamente afetados.

Esta semana, sete pessoas morreram num deslizamento de terra em Himachal Pradesh esta semana e, outras sete morreram numa tempestade violenta que "varreu" a cidade de Honzar, na Caxemira indiana.

Os turistas estão presos nesses dois Estados, onde os deslizamentos de terras tornam as estradas principais intransitáveis.

Leia Também: Turistas em pânico na Turquia fogem para a costa à espera de resgate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório