Terceira maior cidade australiana inicia confinamento de três dias
A terceira maior cidade da Austrália, Brisbane, vai iniciar hoje um confinamento rigoroso de três dias para tentar conter um surto da variante delta da covid-19, anunciaram as autoridades.
© Getty Images
Mundo Covid-19
"A única forma de vencer a variante delta é agir depressa, ser rápido e ser forte", disse Steven Miles, vice-primeiro-ministro do estado de Queensland, cuja capital é Brisbane, na costa leste do país.
Pelo menos sete casos de covid-10, ligados à variante delta, foram detetados em Queensland, mas as autoridades ainda não conseguiram localizar a origem do surto, indicou Miles.
Além de Brisbane, algumas partes do estado também vão ser confinadas, afetando milhões de pessoas, que só poderão sair de casa para fins essenciais, como comprar alimentos e exercício físico.
Esta decisão surgiu quando Sydney, a maior cidade do país, com cinco milhões de habitantes, entrou na quinta semana de confinamento.
"Não podemos dar-nos ao luxo de ser complacentes só porque nos temos saído tão bem até agora. Todos devemos cumprir estas restrições", advertiu Steven Miles.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.202.179 mortos em todo o mundo, entre mais de 196,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.344 pessoas e foram registados 966.041 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com