Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia enfrenta onda de calor com temperaturas que podem atingir 45 graus

A Grécia enfrenta uma onda de calor que os especialistas temem poder vir a ser a pior dos últimos 35 anos com temperaturas que vão atingir os 45 graus durante vários dias, segundo as últimas previsões.   

Grécia enfrenta onda de calor com temperaturas que podem atingir 45 graus
Notícias ao Minuto

14:24 - 30/07/21 por Lusa

Mundo Calor

A onda de calor coincide com as férias de verão.

No porto de Pireu, em Atenas, formaram-se hoje longas filas de passageiros que esperaram sob um sol escaldante o controlo dos certificados de Covid-19 para poderem realizar o embarque com destino às ilhas de destino. 

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, a onda de calor deve-se a uma massa de ar quente que vai percorrer o território grego da costa oeste ao litoral leste.  

Os meteorologistas preveem que durante a próxima semana as temperaturas vão permanecer muito elevadas. 

A previsão indica que durante a noite as temperaturas mínimas vão ser também muito elevadas, superiores a 30 graus. 

O diretor do Serviço Meteorológico Nacional, Theodoris Kolydas, qualificou a situação como "perigosa" sublinhando que se espera "um pico" relativo a temperaturas altas nas próximas segunda-feira e terça-feira com uma descida lenta que vai prolongar-se até ao final da próxima semana. 

Perante as previsões sobre o aumento das temperaturas, várias autarquias puseram em funcionamento salas climatizadas abertas durante todo o dia para proteção dos grupos de pessoas mais vulneráveis. 

A Associação dos Médicos de Atenas instou os cidadãos a beberem muita água, evitarem bebidas alcoólicas e que se refresquem com frequência. 

A associação apelou à população para evitar os transportes durante as horas de muito calor, especialmente no centro de Atenas devido à poluição. 

Durante uma conferência de imprensa, o ministro da Proteção Civil, Mijalis Jrisojoidis pediu à população para evitar qualquer atividade suscetível de provocar incêndios. 

O ministro alertou também sobre a necessidade de poupança da água potável e do consumo de eletricidade.

Na Grécia, os cortes de eletricidade e de abastecimento de água potável são frequentes quando se registam ondas de calor.  

No verão de 1987, uma onda de calor semelhante prolongou-se durante 11 dias e provocou a morte a cerca de três mil pessoas, 2.300 das quais em Atenas. 

Leia Também: Vaga de calor no sudeste da Europa agrava incêndios e obriga a alertas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório