Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Alemanha acusa Irão de "atrasar" negociações para salvar acordo nuclear

O chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, lamentou hoje que o Irão esteja a "atrasar" as negociações para salvar o acordo nuclear de 2015, lembrando que o processo "não ficará aberto eternamente".

Alemanha acusa Irão de "atrasar" negociações para salvar acordo nuclear
Notícias ao Minuto

14:30 - 30/07/21 por Lusa

Mundo Heiko Maas

"Observo com crescente inquietação que o Irão está a atrasar o retomar das negociações nucleares em Viena, por um lado, enquanto se distancia cada vez mais dos elementos essenciais do acordo", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, numa entrevista ao jornal semanário Der Spiegel, hoje divulgada.

"Desejamos o regresso ao JCPOA (sigla do acordo nuclear assinado em 2015) e estamos firmemente convictos de que é do interesse de todos", explicou Maas, avisando que a opção de salvar o tratado "não ficará aberto para sempre".

Os Estados Unidos e o Irão iniciaram negociações indiretas em Viena, em abril, mediados pelos demais signatários do acordo internacional de 2015, que deverá impedir Teerão de produzir armas nucleares.

As discussões visam salvar o acordo nuclear - assinado pelo Irão, China, França, Reino Unido, Rússia, Alemanha e Estados Unidos - do qual o ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump retirou Washington, em 2018, e do qual o Irão se começou a demarcar, em retaliação.

Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, já tinha dito que as negociações para salvar o acordo nuclear com o Irão não podem prolongar-se "indefinidamente".

O atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, diz que está pronto para voltar ao acordo se Teerão aceitar cumprir as restrições ao seu programa nuclear, mas, para já, Teerão bloqueou as conversações até que o novo Presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raissi, tome posse, no início de agosto.

Leia Também: Negociações com Irão não se podem prolongar "indefinidamente", avisam EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório