Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Washington critica Pequim pela intimidação a jornalistas estrangeiros

Os Estados Unidos expressaram hoje profunda preocupação pela "vigilância" e "intimidação" que sofrem os jornalistas norte-americanos e estrangeiros na República Popular da China.

Washington critica Pequim pela intimidação a jornalistas estrangeiros
Notícias ao Minuto

10:27 - 30/07/21 por Lusa

Mundo EUA

Nesse sentido, Washington pediu a Pequim para que garanta o exercício das atividades jornalísticas com liberdade e segurança.  

A intimidação tem sido notada nos últimos dias durante a cobertura pelos meios de comunicação estrangeiros das inundações na província de Henan, no centro da República Popular da China, indica um comunicado do Departamento de Estado norte-americano. 

O mesmo documento acusa Pequim de dar as boas-vindas aos jornalistas estrangeiros acabando por agir de forma contrária. 

Washington refere que a "retórica dura" difundida pelos meios de comunicação social chineses contra qualquer notícia crítica das políticas oficiais já provocou "confrontos" e episódios de "intimidação" assim como ameaças de morte na internet contra "jornalistas estrangeiros que simplesmente estão a trabalhar".

"Estão a ser negados vistos de entrada e de permanência a jornalistas estrangeiros pela República Popular da China", sublinha o Departamento de Estado acrescentando que as atitudes de Pequim limitam de forma grave a quantidade e a qualidade de informações independentes sobre questões relevantes.  

Assim, Washington apela a Pequim para que venha a atuar como "país responsável" no sentido de garantir aos jornalistas estrangeiros possibilidade de permanência de forma segura e que "possam informar livremente". 

Leia Também: Jornalistas revelam ameaças após cobertura de enchentes na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório