Marinha britânica diz que navio israleita foi atacado na costa de Omã

Um navio mercante israelita foi atacado na noite de quinta-feira na costa de Omã, no Mar da Arábia, de acordo com informações divulgadas hoje pelos militares britânicos.

Marinha britânica escoltou barco de guerra russo em dia de Natal

© Reuters

Lusa
30/07/2021 10:13 ‧ 30/07/2021 por Lusa

Mundo

UKMTO

 

Numa declaração inicial, as operações de comércio marítimo da marinha britânica (UKMTO) declararam que uma investigação está a decorrer sobre o incidente, que ocorreu na noite de quinta-feira, a nordeste da ilha de Masirah, em Omã. O local fica a mais de 300 quilómetros a sudeste da capital de Omã, Mascate.

A declaração do UKMTO não forneceu maiores detalhes, apenas que se suspeitava que o ataque não envolvia pirataria.

Na manhã de quinta-feira, o grupo militar britânico disse que estava a investigar outro incidente inexplicado na mesma área.

Hoje, o Ministério da Defesa britânico apenas identificou a nacionalidade dos proprietários do navio como israelita.

As autoridades de Israel não referiram, até ao momento, o incidente com o navio mercante israelita na costa de Omã.

Omã não deu conhecimento do ataque e as autoridades não responderam aos pedidos de comentários da agência de notícias Associated Press (AP), assim como a 5.ª Frota da Marinha dos Estados Unidos.

O incidente com este navio mercante israelita ocorre quando há um aumento das tensões sobre o acordo nuclear do Irão e as negociações para restaurar este pacto estão paralisadas em Viena.

Desde que o então Presidente norte-americano, Donald Trump, retirou unilateralmente os Estados Unidos do acordo em 2018, tem havido nesta região uma série de ataques a navios.

Outros navios israelitas também foram alvejados nos últimos meses no meio da tensão entre as duas nações, com autoridades israelitas a culpar o Irão pelos ataques.

Os meios de comunicação iranianos não divulgaram, até ao momento, qualquer notícia sobre este incidente.

Leia Também: Marinha da Rússia testa com êxito míssil de cruzeiro hipersónico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas