Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mulher condenada por trocar diamantes por seixos em joalharia de Londres

No entanto, as joias não foram recuperadas.

Mulher condenada por trocar diamantes por seixos em joalharia de Londres
Notícias ao Minuto

16:09 - 29/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma mulher que trocou secretamente diamantes, avaliados em 4,2 milhões de libras (cerca de 4,9 milhões de euros), por sete seixos foi condenada a uma pena de prisão pelo papel no assalto audacioso a uma joalharia de luxo no distrito de Mayfair, em Londres.

Lulu Lakatos, de 60 anos, foi condenada, na quarta-feira, a cinco anos e meio de prisão depois de um júri do Southwark Crown Court a ter considerado culpada de conspiração para roubar.

A mulher fazia parte de um gang internacional que fugiu para França depois de roubar os diamantes da 'Boodles', na New Bond Street, a 10 de março de 2016. Apesar de ter sido apanhada, as joias não foram recuperadas.

"Foi um roubo audacioso, realizado à vista de funcionários experientes e profissionais de uma joalharia de renome”, descreveu o detetive sargento, William Man, da Polícia Metropolitana de Londres, em comunicado citado pela Associated Press.

Como tudo aconteceu?

Nos dias que antecederam o roubo, os criminosos tiveram uma série de reuniões com a equipa da 'Boodles' sob pretexto de serem representantes de um investidor russo rico que procurava comprar joias, explicaram as autoridades.

Lulu, que nasceu na Roménia e viveu em França, fez-se passar por uma especialista em joias chamada 'Anna', que foi à joalharia para avaliar sete diamantes para o comprador. Depois de sair da loja, entregou a embalagem que continha os diamantes a uma das suas cúmplices, antes de se livrar do longo casaco, chapéu e lenço que usava como disfarce, e embarcar num comboio de alta velocidade para França.

Foi detida sob um mandado de prisão europeu em setembro passado e voltou à Grã-Bretanha para ser julgada. Dois homens que trabalharam com Lulu confessaram-se culpados de conspiração para roubar e foram condenados a três anos e oito meses de prisão.

A polícia ainda está a investigar o envolvimento de outras duas mulheres. 

Leia Também: Negócio de diamantes. Portugal dá formação a moçambicanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório