Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sismo de magnitude 5,5 atinge Myanmar

Um sismo de magnitude 5,5 atingiu hoje o noroeste de Myanmar (antiga Birmânia), perto da fronteira com a Índia, sem relatos imediatos de danos ou baixas.

Sismo de magnitude 5,5 atinge Myanmar
Notícias ao Minuto

11:58 - 29/07/21 por Lusa

Mundo Sismo

O sismo ocorreu às 15h09 locais (08h39 em Lisboa), com epicentro localizado a 47 quilómetros a nordeste da cidade de Shwebo na região de Sagaing, anunciou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O terramoto ocorreu numa zona montanhosa a cerca de 100 quilómetros a noroeste de Mandalay, a segunda cidade mais populosa de Myanmar.

O hipocentro foi registado a uma profundidade de 10 quilómetros, segundo os dados do USGS.

Os sismos superficiais tendem a causar mais danos às estruturas na superfície.

Este sismo foi sentido também no norte da Tailândia, com os edifícios em Chiang Mai, cidade situada a mais de 900 quilómetros, a oscilarem durante cerca de meio minuto, segundo a agência Associated Press.

A Birmânia está localizada perto de uma área de alta atividade tectónica devido à pressão entre a placa do subcontinente indiano a sul e a placa eurasiática a norte.

Em maio, um sismo forte e superficial abalou o sudoeste da China perto da fronteira com Mianmar, matando pelo menos três pessoas e ferindo mais de duas dúzias.

Leia Também: Levantado alerta de tsunami emitido após sismo de 8,2 ao largo do Alasca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório