Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Butão completou vacinação de 90% da população adulta numa semana

Feito está a ser considerado uma "estória de sucesso" e uma "luz de esperança" para o sul da Ásia.

Butão completou vacinação de 90% da população adulta numa semana
Notícias ao Minuto

19:38 - 28/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O reino do Butão conseguiu completar a vacinação de 90% da população adulta no espaço de uma semana, segundo a CNN. Um feito que foi descrito pela UNICEF como uma “estória de sucesso” e uma “luz de esperança” para outros países do sul da Ásia.

O reino do Butão conta com uma população de 770 mil pessoas, mas, por se situar a elevada altitude nos Himalaias, ser composto por muitas aldeias remotas nas montanhas e ter um clima extremo, os profissionais se saúde tiveram de ultrapassar uma série de obstáculos para administrar as vacinas.

A campanha para inocular as segundas doses começou no dia 20 deste mês, mas envolveu meses de preparação, que incluiu instalar espaços de armazenamento refrigerados em clínicas de saúde em locais de difícil acesso, o recurso a um helicóptero para transportar as vacinas para as aldeias mais remotas e 22 mil voluntários para distribuírem as vacinas.

Até esta terça-feira, 480 mil pessoas completaram a vacinação de uma população elegível para ser vacinada de 530 mil pessoas, revelou Will Parks, o representante da UNICEF no Butão. “Foi provavelmente a campanha de vacinação mais rápida durante a pandemia”, acrescentou.

Na primeira campanha de vacinação do Butão em março e abril foram inoculadas 500 mil doses de vacinas da AstraZeneca, que foram doadas pela Índia. Mas quando a Índia suspendeu a exportação de vacinas devido à devastadora vaga de casos que atingiu o país, o Butão teve de apelar às doações de vacinas de outras nações.

Vários países responderam ao apelo, que permitiu agora ao Butão avançar com esta bem sucedida campanha para concluir a vacinação da sua população adulta.

Leia Também: AO MINUTO: 15 milhões de testes em Portugal; "Ninguém ficará por vacinar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório