Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Juízes propõem reunião para resolver diferendo sobre recontagem de votos

Três juízes do Tribunal Constitucional (TC) de São Tomé e Príncipe pediram hoje uma nova reunião daquele órgão para discutir denúncias de irregularidades nas eleições presidenciais, depois de duas decisões contrárias.

Juízes propõem reunião para resolver diferendo sobre recontagem de votos
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/07/21 por Lusa

Mundo São Tomé e Príncipe

Maria Alice Carvalho, porta-voz dos três juízes que foram hoje recebidos pelo Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, defendeu uma nova reunião "no quadro do Tribunal Constitucional" para que os cinco juízes possam tomar "uma decisão de acordo com a lei", encontrar "uma solução harmoniosa" e pôr fim à crise nesta instituição.

propuseram uma nova reunião entre os cinco magistrados do Tribunal Constitucional (TC para se encontrar que seja "de acordo com a lei" e repor a normalidade no Tribunal Constitucional.

Na segunda-feira, Maria Alice Carvalho, Jesuley Lopes e Amauro endereçaram uma carta ao chefe de Estado são-tomense, em que denunciaram o "anormal funcionamento de uma instituição tão importante como é o Tribunal Constitucional", depois da divulgação de dois acórdãos contendo decisões diferentes sobre o recurso apresentado pelo candidato Delfim Neves, para a recontagem dos votos das eleições presidenciais realizadas no país no dia 18 de julho.

"Sua Excelência o senhor Presidente da República prometeu que tudo fará para que se encontre uma solução harmoniosa sobre todo este problema, conjuntamente com as outras instituições e com os outros órgãos de soberania", disse a porta-voz dos três magistrados, à saída do encontro com Evaristo Carvalho.

Também o Governo são-tomense disse na segunda-feira que "tudo fará, em concertação com os outros órgãos de soberania, para encontrar uma rápida solução" para o diferendo no TC "de forma a que o processo eleitoral em curso e o próprio regime democrático não sejam colocados em causa e que a imagem do país não seja, de alguma forma, beliscada".

O presidente do Tribunal Constitucional, Pascoal Daio, e o juiz conselheiro Hilário Garrido assinaram um acórdão que ordenou à Comissão Eleitoral Nacional (CEN) a recontagem integral dos votos das eleições presidenciais, face às denúncias de "irregularidades e fraudes" apresentadas por Delfim Neves.

O acórdão assinado pelo presidente do TC foi rejeitado pelos três juízes que hoje foram recebidos pelo Presidente, que produziram um outro acórdão em sentido contrário.

O presidente do TC instou na terça-feira a CEN para cumprir "na íntegra" a decisão do acórdão que orienta para a "recontagem integral" dos votos das eleições presidenciais.

Leia Também: São Tomé. Juristas consideram nulo acórdão que ordena recontagem de votos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório