Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Joe Biden nomeia novos embaixadores na UE e em Espanha

O presidente norte-americano nomeou hoje novos embaixadores junto da União Europeia (UE), Mark Gitenstein, e em Espanha, Julissa Reynoso, ex-embaixadora e chefe de gabinete da primeira-dama Jill Biden.

Joe Biden nomeia novos embaixadores na UE e em Espanha
Notícias ao Minuto

23:58 - 27/07/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo o porta-voz da primeira-dama, Michael LaRosa, Reynoso irá permanecer no atual cargo atual até ser confirmada pelo Senado, não tendo ainda sido nomeado o seu sucessor.

Ex-embaixadora no Uruguai, a próxima embaixadora norte-americana em Madrid e Andorra ocupou no passado várias posições de liderança no Departamento de Estado, durante o governo de Barack Obama, de quem o atual presidente Joe Biden era "número dois".

Em comunicado, a primeira-dama disse hoje que quando conheceu Reynoso em 2019, decidiu de imediato que, se chegasse à Casa Branca, ela seria a sua chefe de gabinete.

"Ela tem sido excecional, uma líder e amiga incrível. Dada a sua experiência e motivação, não consigo pensar em ninguém melhor do que a Julissa para nos representar na Espanha e em Andorra", adiantou.

Reynoso também desempenha funções de co-presidente do Conselho de Política de Género da Casa Branca, em defesa dos direitos de mulheres e meninas em todo o mundo.

Mark Gitenstein, o novo representante junto da UE, é advogado de formação e foi durante 17 anos conselheiro do Comité Judiciário do Senado, pelo partido democrata, posição em que colaborou diretamente com o agora presidente Joe Biden, quando este presidia ao órgão.

Gitenstein trabalhou com Biden num momento-chave da carreira do agora presidente - a rejeição pelo Senado de Robert Bork, candidato ultraconservador ao Tribunal Supremo - caso a que dedicou um livro.

Em comunicado, Gitenstein afirmou hoje que, se confirmado pelo Senado, terá "o privilégio de ajudar a implementar a agenda acordada na Cimeira EUA-UE de junho".

"É uma agenda robusta e abrangente, que inclui trabalhar com os nossos parceiros da UE para traçar o rumo da economia mundial no século 21, garantir que as regras sejam baseadas nos nossos valores democráticos compartilhados e enfrentar os desafios conjuntos da Covid-19 e mudanças climáticas", acrescentou.

Leia Também: Biden anuncia "nova fase" com o fim da missão dos EUA no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório