Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA: Suástica foi entalhada num elevador do Departamento de Estado

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, condenou o ato e sublinhou que o antissemitismo continua vivo e é "abominável".

EUA: Suástica foi entalhada num elevador do Departamento de Estado
Notícias ao Minuto

23:37 - 27/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Antissemitismo

Uma suástica foi encontrada esta segunda-feira num dos elevadores do Departamento de Estado dos Estados Unidos, revela a Axios. O símbolo nazi e antissemita foi entalhado no interior do elevador e já levou a uma reação do secretário de Estado Antony Blinken, que condenou este símbolo de ódio e considerou que o antissemitismo continua vivo.

“Como isto nos relembra de forma dolorosa, o antissemitismo não é uma relíquia do passado. Ainda é uma força no mundo, incluindo perto de casa. E é abominável. Não tem lugar nos Estados Unidos, no Departamento de Estado ou em qualquer outro sítio. E nós devemos ser incansáveis em erguermo-nos e rejeitá-lo”, vincou Blinken num memorando enviado a todos os funcionários do Departamento do Estado e ao qual a CNN teve acesso.

“Também sabemos pela nossa própria história e pela história de outras nações que o antissemitismo frequentemente está ligado ao racismo, ao sexismo, à homofobia, à xenofobia e a outros ódios. Nenhuma destas ideologias devia ter lugar no nosso local de trabalho ou no nosso país”, salientou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

O secretário de Estado acrescentou que a suástica já foi removida do elevador e que o incidente vai ser investigado pela Segurança Diplomática, a força de autoridade do Departamento de Estado norte-americano.

Este ato antissemita na sede de um dos departamentos do governo norte-americano surge num período em que os ataques antissemitas têm vindo a crescer de forma consistente nos Estados Unidos.

Segundo a Anti-Defamation League, as agressões, o assédio e o vandalismo cometido contra judeus permanece em níveis quase históricos no país.

No ano passado, a Anti-Defamation League registou 2.024 incidente antissemitas. Foi o terceiro ano com mais incidentes desde que a organização começou a compilar dados em 1979. E convém ter em conta que isto aconteceu num ano marcado pelos períodos de confinamento nos Estados Unidos devido à pandemia.

Leia Também: "É aqui que vou morrer". Sargento emociona-se ao relembrar Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório