Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente da Costa do Marfim reuniu-se com rival Laurent Gbagbo

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara e o seu antecessor e rival Laurent Gbagbo reuniram-se hoje numa reunião histórica considerada fundamental para o processo de reconciliação nacional no país africano.

Presidente da Costa do Marfim reuniu-se com rival Laurent Gbagbo
Notícias ao Minuto

23:29 - 27/07/21 por Lusa

Mundo Alassane Ouattara

"Decidimos que é importante restaurar a confiança e reconciliar os costa-marfinenses", afirmou Ouattara à comunicação social numa conferência de imprensa conjunta com Gbagbo, após a reunião no palácio presidencial, em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, citado pela agência noticiosa Efe.

Ouattara saudou o encontro, que, segundo ele, era aguardado pela população "com muita impaciência" e que decorreu de forma "cordial e fraternal".

"Claro que houve esta crise que criou divergências, mas isso ficou para trás. O que importa é a Costa do Marfim, a paz para o nosso país, para nós próprios e para as próximas gerações", acrescentou.

Ouattara e Gbagbo decidiram também reunir-se de forma ocasional e integrar outras pessoas nesses encontros com o objetivo de reforçar a coesão e reconciliação nacionais.

Gbagbo disse estar "muito feliz" com este encontro e desejou a realização de outras reuniões semelhantes que "relaxem o ambiente" político e social da Costa do Marfim.

O antigo chefe de Estado insistiu também junto de Ouattara para a libertação dos prisioneiros detidos durante a crise eleitoral entre 2010 e 2011 e que ainda estão detidos.

A reunião realizou-se depois de Gbagbo ter regressado à Costa do Marfim, em 17 de junho, quase dez anos depois de ter sido extraditado para a Haia para ser julgado por alegados crimes contra a humanidade na sequência da crise pós-eleitoral que se seguiu às eleições presidenciais realizadas no final de 2010.

Gbagbo foi preso em 2011 e enviado seis meses depois para Haia para que pudesse ser julgado no TPI.

O ex-presidente foi libertado há dois anos, mas tem vivido na Bélgica enquanto aguardava o resultado do recurso dos procuradores do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Uma semana após a absolvição de Gbagbo, Ouattara disse que as despesas de viagem do antigo presidente, bem como as da sua família, seriam cobertas pelo Estado.

Gbagbo recebeu oficialmente quase 46% dos votos em 2010 e mantém uma forte base de apoiantes que alegam ter ficado de fora do processo de reconciliação nos anos que se seguiram à sua expulsão.

O Tribunal Penal Internacional confirmou em 31 de março a absolvição, pronunciada em 2019, de Laurent Gbagbo, considerando-o definitivamente inocente de crimes contra a humanidade e abrindo caminho para o seu regresso à Costa do Marfim.

Em nome da "reconciliação nacional", as autoridades concederam a Laurent Gbagbo dois passaportes, um comum e um diplomático, no final de 2020.

Leia Também: Antigo Presidente da Costa do Marfim foi julgado por ser "problemático"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório