Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Relatório denuncia abuso sexual infantil em lares de Londres

Centenas de crianças sob os cuidados de lares londrinos, em Inglaterra, terão sofrido níveis de abuso sexual e negligência "difíceis de compreender", ao longo de 30 anos, de acordo com o relatório público britânico sobre abusos infantis.

Relatório denuncia abuso sexual infantil em lares de Londres
Notícias ao Minuto

22:39 - 27/07/21 por Lusa

Mundo Londres

O Independent Inquiry into Child Sexual Abuse -- IICSA (Inquérito Independente sobre Abuso Sexual Infantil, em tradução simples) refere que, entre as décadas de 1960 e 1990, funcionários de lares no bairro de Lambeth, no sul de Londres, trataram as crianças como "desprezíveis".

O IICSA adianta que funcionários colocaram crianças vulneráveis no destino de criminosos sexuais que se infiltraram em lares infantis e em casas de adoção, tendo "consequências devastadoras para a vida das vítimas".

"Ao longo de várias décadas, crianças em lares e lares adotivos sofreram níveis de crueldade e abuso sexual difíceis de compreender", disse a responsável pelo relatório, Alexis Jay, citada pela agência noticiosa AP.

Crianças que denunciaram maus-tratos foram desacreditadas e expulsas, segundo o IICSA.

"Por muitos anos, o 'bullying', a intimidação, o racismo, o nepotismo e o sexismo prosperaram no conselho, e tudo devido a um pano de fundo de corrupção e má gestão financeira", acrescentou a responsável.

O documento hoje apresentado revela que 705 ex-residentes denunciaram agressões sexuais, violação e outras formas de abuso em três lares infantis de Lambeth, e várias crianças relataram os crimes no momento em que ocorreram.

Em cerca de três décadas, segundo a AP, apenas um funcionário foi alvo de um processo disciplinar.

No relatório é exposto que muitos funcionários do Lambeth Council (Conselho de Lambeth) mostraram "um desprezo cruel pelas crianças vulneráveis, pelas quais eram pagos para cuidar" e que "o racismo era evidente no tratamento hostil e abusivo" recebido por crianças negras sob os seus cuidados.

O IICSA informou ainda que estimulou a polícia a considerar se havia base para uma investigação criminal sobre a morte de um menino, que se suicidou numa casa de repouso em 1977, após denunciar ter sido vítima de abuso por parte de um funcionário sénior.

A atual líder do Conselho de Lambeth, Claire Holland, disse que a autoridade local estava "profundamente arrependida" pelo abuso "chocante".

Husna-Banoo Talukdar, que disse ter sido abusada de forma repetida em lares, em Lambeth, entre 1976 e 1979, afirmou que continuará a lutar até que os nomes dos agressores sejam divulgados.

"O relatório perdeu a oportunidade de divulgar os nomes, de divulgar quem fez o quê -- os agressores, o conselho, a polícia, quem encobriu [os crimes]", salientou Talukdar, que renunciou ao seu direito de anonimato.

O Independent Inquiry into Child Sexual Abuse investiga, desde 2011, falhas na proteção de crianças em vários ambientes, incluindo escolas administradas por igrejas, centros para jovens delinquentes e Internet, devendo apresentar as suas conclusões gerais no próximo ano.

Leia Também: Habitantes de Londres fazem limpezas após inundações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório