Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

EUA. "Podemos chegar a 200 mil casos diários", diz antigo diretor do CDC

Variante Delta é mais transmissível e, de acordo com Tom Frieden, está a encontrar pessoas sem vacinação. A última vez que o país registou mais de 200 mil casos por dia foi em janeiro.

EUA. "Podemos chegar a 200 mil casos diários", diz antigo diretor do CDC
Notícias ao Minuto

11:26 - 27/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo CDC

Os Estados Unidos poderão assistir a um agravamento da crise pandémica por causa da propagação da variante Delta, numa altura em que o processo de vacinação assiste a algumas dificuldades em progredir por causa da resistência antivacinas de uma parte da população.

De acordo com Tom Frieden, antigo diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), o país poderá quadruplicar a atual incidência de novos casos em apenas seis semanas.

"Estamos a caminhar para uma fase difícil. Se a nossa trajetória for similar à do Reino Unido, é provável que os casos cheguem a 200 mil por dia", disse, à CNN, acrescentando, porém, que não se verificará "o horrendo número de mortes" de surtos anteriores, por causa do número de pessoas vacinas entre os idosos.

Ainda assim, avisou, "vai assistir-se a um aumento gradual de mortes e estas são evitáveis".

Tom Frieden disse, ainda, que em causa está a variante Delta, que é mais transmissível que outras mutações do vírus e que, essencialmente, está a encontrar pessoas sem vacinação. A última vez que o país registou mais de 200 mil casos por dia foi em janeiro. 

Sublinhe-se que os EUA incluíram na segunda-feira novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", colocando-o no nível "muito alto", devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado, numa declaração na qual indicou que Chipre e o Quirguistão também subiram para essa categoria.

Leia Também: EUA voltam a colocar Portugal na lista de destinos a "evitar viajar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório