Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Tunísia exonera ministros da Defesa e da Justiça

O Presidente tunisino, Kais Said, decretou hoje a exoneração dos ministros interinos da Defesa e Justiça, Ibrahim Bartaji e Hasna Ben Slimane, horas após destituir o primeiro-ministro Hichem Mechichi e suspender o parlamento por um período de 30 dias.

Presidente da Tunísia exonera ministros da Defesa e da Justiça
Notícias ao Minuto

16:10 - 26/07/21 por Lusa

Mundo Tunísia

Após esta decisão -- que se seguiu ao encerramento do parlamento justificado pela necessidade "de recuperar a paz social e salvar o Estado e a sociedade" --, as duas pastas serão dirigidas por secretários-gerais ou por responsáveis de assuntos administrativos e financeiros dos respetivos departamentos até à designação de um novo primeiro-ministro e a formação de um novo executivo, revelou a Presidência em comunicado.

A mesa do parlamento reuniu-se hoje pela primeira vez após a dissolução de Assembleia e definiu a iniciativa de Said de "odioso golpe de Estado", exortando o Exército e as forças de segurança a "respeitar o seu juramento e proteger a Constituição e preservar o Estado e as instituições".

Rached Ghannouchi, presidente do hemiciclo e líder do partido islamita conservador Ennahda, desmentiu ter sido consultado e fornecido a sua aprovação à dissolução, como referiu Said, que assegura ter recorrido ao artigo 80.º da Constituição que lhe concede o poder de adotar "medidas excecionais" perante um "perigo iminente" após consultas ao chefe de Governo e presidente do parlamento.

No domingo, Said anunciou que assumirá a chefia do executivo com a ajuda de um novo primeiro-ministro que deverá designar em breve, a par da retirada imediata da imunidade parlamentar a todos os deputados.

Diversas sedes do partido Ennahda foram assaltadas e incendiadas no domingo no decurso de manifestações que decorreram no país magrebino para exigir a demissão do Governo e a dissolução do parlamento devido à sua gestão da crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus e a deterioração das condições de vida.

A Tunísia iniciou a sua transição democrática em 2011 com a designada "Revolução do jasmim" que derrubou a ditadura de de Zine El Abidine Ben Ali, no poder há duas décadas, e que originou um total de dez governos, incapazes de solucionar a grave crise económica e social do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório