Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Israel reduz a metade área de pesca em retaliação a balões incendiários

Israel reduziu a metade a área de pesca ao largo da Faixa de Gaza, informaram hoje as autoridades, depois de balões incendiários do enclave palestiniano terem provocado vários incêndios florestais no sul do país.

Israel reduz a metade área de pesca em retaliação a balões incendiários
Notícias ao Minuto

20:22 - 25/07/21 por Lusa

Mundo Gaza

"Foi decidido reduzir a zona de pesca autorizada na Faixa de Gaza de 12 milhas náuticas para seis milhas náuticas", informou, em comunicado, o braço militar do Escritório de Coordenação das Atividades do Governo de Israel nos Territórios Palestinianos (COGAT).

"A decisão foi tomada por causa do lançamento de balões incendiários desde a Faixa de Gaza em direção a Israel, o que constitui uma violação da soberania israelita", pode ler-se no comunicado do COGAT.

Os incêndios florestais foram controlados "em três lugares, numa pequena área na região de Eshkol", disseram os bombeiros israelitas, em comunicado, acrescentando que "um especialista concluiu que os incêndios foram causados por balões incendiários".

Os balões eram destinados a terras agrícolas em redor do empobrecido enclave palestiniano, onde cerca de dois milhões de habitantes vivem amontoados sob o bloqueio israelita há 15 anos.

Israel anunciou em 12 de julho a extensão da zona de pesca e a expansão das importações permitidas na Faixa de Gaza, para diminuir o controlo imposto durante o conflito com o movimento Hamas, em maio.

Incidentes esporádicos - o lançamento de balões incendiários de Gaza e ataques aéreos israelitas em retaliação - ocorreram desde o início de um frágil cessar-fogo que encerrou a guerra relâmpago de 11 dias, entre 10 e 21 de maio.

Israel respondeu recentemente aos arremessos dos balões com ataques aéreos noturnos contra posições suspeitas do movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Leia Também: Coprodução 'Gaza, mon amour' vence prémio da crítica em Friburgo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório