Um vídeo viral mostra o momento em que uma repórter de Rochester, nos Estados Unidos, é assediada, enquanto se prepara, juntamente com a equipa, para entrar em direto.
Brianna Hamblin, da Spectrum News Rochester, partilhou nas redes sociais aquele que considera ser um momento "desconfortável", e onde tentou manter a calma e o respeito pelo homem que repetia sucessivamente o quão bonita era.
"Ser assediada como mulher, especialmente como repórter no terreno, acontece com tanta frequência que se aprende a lidar ou a ignorar. Desta vez, ficou gravado Há muitas coisas erradas aqui", escreveu a jornalista.
O momento é marcado por dois homens que elogiam a beleza da jornalista. Se um primeiro, lhe diz o quão bonita é e se afasta; um segundo acaba por tornar-se demasiado insistente. Este último chega mesmo a elogiar o facto de ser uma repórter negra, dado que está farto de jornalistas brancas.
O vídeo já foi visto por milhões de pessoas e nele Brianna enumera os motivos pelo qual este tipo de abordagem não está correta. Para a profissional, os homens, hoje em dia, não sabem fazer um elogio acabando por se tornar 'nojentos'.
"O que vos faz pensar que uma mulher gosta que falem com ela assim?", questiona, referindo o quão desconfortável é.
"Ser uma mulher negra nesta indústria tem as suas dificuldades, mas deitar um grupo de mulheres abaixo, para enaltecer outras NÃO é aceitável. Apenas mostra que têm um fetiche nojento baseado em estereótipos, o que é igualmente racista", escreve.
Nos comentários ao vídeo são muitos elogios à forma educada como Brianna encarou o momento.
Leia Também: Justiça dos EUA deixará de obrigar os media a revelarem fontes