Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Irão: Confrontos na fronteira provocam a morte de 4 militares iranianos

Quatro membros do Corpo da Guarda Revolucionária, o exército ideológico do Irão, foram mortos em confrontos com "insurgentes" numa área de fronteira atormentada pela violência, indicou hoje a agência oficial Irna.

Irão: Confrontos na fronteira provocam a morte de 4 militares iranianos
Notícias ao Minuto

16:13 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Irão

"Quatro combatentes dos Guardiães foram mortos na noite passada [sexta-feira] num confronto com insurgentes na região de Khash de Sistão-Balochistão" no sudeste do Irão, referiu a agência, citando um comunicado da força militar.

A fonte não especificou a natureza deste confronto, nem a identidade dos insurgentes.

Com fronteira com o Paquistão e Afeganistão, o Sistão-Balochistão é uma região economicamente pobre, habitada maioritariamente por população sunita pertencente ao grupo étnico Baloch, num país onde a população xiita representa mais de 90%.

Os ataques, atentados ou confrontos entre as forças de segurança e grupos armados são frequentes na região.

No fim de abril, os Guardiães anunciaram terem abatido três "terroristas" numa operação junto à fronteira, sem avançar pormenores.

Segundo a imprensa estatal iraniana, duas pessoas, incluindo um polícia, foram mortas em fevereiro na mesma área, onde é grande o comércio de combustível para o Paquistão. 

No início de outubro de 2020, a imprensa iraniana anunciou a morte de três membros dos Guardiães, abatidos "por agressores desconhecidos" em Nikchahr, também no Sistão-Baluchistão.

Leia Também: ONU pede ao Irão para fornecer água em vez de disparar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório