Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rei de Marrocos suspende 'Festa do Trono' pelo segundo ano consecutivo

O rei Mohamed VI de Marrocos suspendeu, pelo segundo ano consecutivo, as festividades relacionadas com a Festa do Trono, que comemora este ano o 22.º aniversário da entronização do monarca, devido ao aumento dos casos de covid-19.

Rei de Marrocos suspende 'Festa do Trono' pelo segundo ano consecutivo
Notícias ao Minuto

14:51 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"No âmbito do acompanhamento das medidas preventivas impostas pela evolução da situação sanitária, foi decidido adiar todas as atividades, festividades e cerimónias relacionadas com a ocasião", informou o Ministério da Casa Real e Protocolo, em comunicado divulgado hoje pela agência oficial Map, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Segundo a nota, foi suspensa a receção organizada pelo monarca, na qual comparecem numerosas personalidades, a cerimónia de tomada de posse dos oficiais formados nas diferentes escolas militares, paramilitares e civis, a tradicional "cerimónia da 'beia'", em que os notáveis prestam homenagem ao rei, assim como os desfiles de rua que atraem regularmente milhares de cidadãos.

Das atividades previstas, apenas será mantido o discurso que Mohamed VI fará à Nação, segundo a nota da Casa Real, que não especifica a data do discurso, o qual, em anos anteriores, foi proferido na véspera da festa (próxima sexta-feira).

As autoridades marroquinas de saúde alertaram recentemente para um aumento de 91% nos casos positivos relacionados com o novo coronavirus, nas últimas duas semanas, sublinhando que o país entrou numa nova fase de disseminação do vírus, o que levou a um reforço de restrições e de medidas preventivas, nos últimos dias.

Enquanto isso, a campanha de vacinação avança em todo o país, com mais de 9,7 milhões de marroquinos vacinados até agora, o que representa mais de um terço da população vacinada.

Leia Também: AO MINUTO: Não havia tantas vítimas mortais de Covid-19 desde março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório