Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Migrações: Resgatadas 14 pessoas em Espanha e continuam buscas

Uma embarcação com 13 migrantes foi intercetada esta noite no cabo de Palos (Múrcia, sul de Espanha), enquanto nas costas gregas prosseguem as buscas depois de um barco se ter afundado com dezenas de pessoas.

Migrações: Resgatadas 14 pessoas em Espanha e continuam buscas
Notícias ao Minuto

06:11 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Embarcação

Segundo a Cruz Vermelha de Espanha, um navio de salvamento foi em auxílio da embarcação detetada no mar alto, que foi conduzida para Alicante.

Estes migrantes devem chegar ao porto de Alicante esta noite, onde a Cruz Vermelha os vai acompanhar.

Também esta noite, mas na Grécia, prosseguem as buscas, nas costas de Creta, de várias pessoas, consideradas desaparecidas, um dia depois de uma embarcação com dezenas de migrantes se ter afundado devido ao mau tempo.

A guarda costeira grega adiantou que até ao fim do dia de quinta-feira tinham sido resgatadas 37 pessoas do mar. Segundo sobreviventes, a embarcação tinha 45 pessoas.

O ministro das migrações grego divulgou várias mensagens na rede social Twitter, no final de sexta-feira, em que disse: "Pelo menos sete pessoas morreram, e várias outras estão desaparecidas".

A guarda costeira garantiu que ainda não recuperou qualquer corpo, dando oito pessoas como desaparecidas.

O ministro grego atribuiu a responsabilidade do naufrágio à Turquia, de onde muitas pessoas procuram chegar à Grécia, com recurso a navios inadequados para águas marítimas.

O Ministério da Defesa Nacional turco revelou, em comunicado emitido sexta-feira, que dois navios e um avião foram deslocados para as buscas, em condições difíceis de ar e mar. O Ministério também quantificou os desaparecidos em oito.

A embarcação, segundo o Ministério turco, afundou a 259 quilómetros da cidade costeira turca de Kas e a cerca de 100 quilómetros a sul da ilha grega de Karpathos.

A Grécia é uma das rotas preferidas para a União Europeia usadas pelas pessoas que fogem de conflitos e pobreza no Médio Oriente, Ásia e África. A sua vasta maioria procura chegar às ilhas gregas a partir das costas turcas usando botes.

Leia Também: SEF participa em operação da Europol que deteve 18 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório